portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » A vacina da tuberculose podia proteger neonatos contra infecções comuns

A vacina da tuberculose podia proteger neonatos contra infecções comuns

Publicação: 10 de março de 2021

.

O bacilo (TB) vacinal Calmette-Guerin da tuberculose (BCG) podia proteger neonatos contra uma variedade de infecções comuns, tais como infecções superiores das vias respiratórias, infecções de caixa, e diarreia, de acordo com um estudo novo em doenças infecciosas de The Lancet.

A pesquisa é a primeira de seu tipo para investigar rigorosa a série completa das doenças que BCG poderia proteger infantes contra. Sugere que isso vacinar todos os bebês no dia do nascimento com BCG poderia reduzir infecções e a morte neonatal nas áreas com taxas altas da doença infecciosa, milhares potencial de salvamento das vidas um o ano.

Os resultados igualmente aumentam a possibilidade que a vacina pôde ser usada para proteger crianças e adultos contra COVID-19 e outras doenças infecciosas novas.

Conduzido pela escola de Londres da higiene & da medicina tropical (LSHTM) com a unidade de pesquisa de MRC/UVRI & de LSHTM Uganda, e financiado pela confiança de Wellcome, o estudo envolveu uma experimentação randomized do controle de 560 neonatos em Uganda, que foram monitorados para uma escala das doenças.

Após seis semanas, as taxas de infecção de toda a doença eram 25% mais baixo no grupo que recebeu a vacina no nascimento, comparado ao grupo que não tinha recebido ainda a vacinação. Grupos particularmente vulneráveis tais como baixos bebês do peso ao nascimento, e meninos, parecidos ser protegido o a maioria. Importante, BCG pareceu proteger contra tipos suaves, moderados, e severos de infecções.

O Prentice de Sarah, autor principal de LSHTM, disse: “Quase milhão bebês morrem cada ano de infecções comuns assim que nós precisamos urgente melhores maneiras de protegê-las. Nossa pesquisa sugere que isso que se assegura de que BCG esteja dado no nascimento poderia fazer uma diferença grande em países a renda baixa, potencial salvar muitas vidas.”

No estudo, os infantes saudáveis do Ugandan foram atribuídos aleatòria para receber BCG no nascimento ou em seis semanas da idade. Os infantes foram continuados pelos doutores, cegados à intervenção, por 10 semanas para procurar episódios de qualquer tipo de doença ou de infecção.

A equipa de investigação comparou então como frequentemente os infantes nos dois grupos apresentaram aos doutores com infecções do tipo, exceto a TB, para ver se tendo BCG feito uma diferença. Igualmente tomaram amostras de sangue de ambos os grupos, para olhar diferenças em seu sistema imunitário inato, a primeira linha do corpo de defesa contra infecções.

Os infantes que tinham sido vacinados com o BCG no nascimento apresentaram aos doutores com qualquer tipo da infecção 25% menos frequentemente do que os infantes que não tiveram. A protecção de BCG não pareceu estar contra um tipo específico de infecção, mas para todos os tipos, tais como constipações comuns, infecções de caixa, e infecções da pele.

Depois que o grupo que recebe BCG em seis semanas tinha sido vacinado, não havia nenhuma diferença nas taxas de infecção entre os dois grupos – a imunidade do grupo atrasado “alcançada” uma vez que tinha recebido BCG.

É muito emocionante pensar que a vacinação de BCG pôde ajudar a manter neonatos seguros contra outras infecções perigosas, além do que o fornecimento da protecção contra a TB. Embora BCG seja recomendado no nascimento em muitos países, é frequentemente atrasado devido às dificuldades logísticas. Assegurar-se de que a vacina estivesse dada no dia um, nas áreas com taxas altas de doença infecciosa, poderia ter um impacto principal em infecções e em mortes no período recém-nascido.”

Dockrell côr de avelã, co-autor do estudo e professor da imunologia, escola de Londres da higiene & medicina tropical

A equipe não pode definitiva dizer porque BCG ofereceu esta protecção não específica adicional, mas a pesquisa mostrou a evidência das mudanças no sistema imunitário inato de infantes vacinados, que podem sugerir que BCG impulsione o sistema imunitário para trabalhar melhor contra toda a infecção.

Isto conduziu os pesquisadores sugerir que poderia fornecer a protecção nas fases iniciais de manifestações novas, tais como COVID-19 ou Ebola, antes que as vacinas específicas estejam desenvolvidas.

Uns estudos mais adicionais são já correntes explorar se BCG poderia jogar um papel na resposta a COVID-19, com as grandes experimentações que envolvem trabalhadores dos cuidados médicos e as pessoas idosas. O director-geral do Dr. Tedros Ghebreyesus do WHO co-foi o autor de um artigo que expressa o interesse no uso possível de BCG para a protecção contra COVID-19.

O Dr. Prentice disse que “desde os resultados mostre que BCG parece oferecer uma protecção mais larga contra uma escala das infecções, nosso estudo igualmente levanta esperanças que pôde ser útil em proteger a população geral contra COVID-19 e as pandemias futuras – embora nós precisaremos de ver os resultados de outro, os estudos mais específicos a saber certamente.”

Os pesquisadores igualmente acreditam que vale a investigação se a reintrodução de BCG nos países onde está já não no uso corrente, tal como o Reino Unido, é benéfica, não para seus efeitos contra a TB, mas para proteger infantes vulneráveis em unidades neonatal contra outras infecções.

Os autores reconhecem as limitações de seu estudo. Porque era relativamente pequeno, não era possível mostrar um efeito de BCG no número de mortes das infecções nos participantes do estudo.

Também, porque o estudo foi conduzido somente em Uganda, não pode estar absolutamente certo que estes efeitos extra, benéficos de BCG estariam considerados em outros ajustes. Contudo, os estudos precedentes conduzidos em África ocidental mostraram uma redução em mortes neonatal depois de BCG no nascimento, a uma extensão similar como a redução nas taxas de infecção consideradas neste estudo.

Fonte: https://www.news-medical.net/news/20210218/26093/Portuguese.aspx?fbclid=IwAR0S8_KxPfMfGrQOoLxOUPFDmDdip6wO_6ooXC3ZbncOGvXeGabXbXfuaCc

Comentários