Últimas Notícias

Amazonas registra 1,6 mil casos de tuberculose de janeiro a junho de 2022

.

No primeiro semestre de 2022, o estado do Amazonas registrou 1.644 casos de tuberculose. Do total de casos registrados, cerca de 71,78% foram registrados em Manaus, totalizando 1.180 casos. Até o momento, o mês de maio registrou o maior número de casos no estado, sendo 325. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP).

Fonte: FVS-RCP

No mesmo período do ano de 2021, foram registrados 1.56o casos de tuberculose, ao todo foram registrados 3.231 casos de janeiro a dezembro do ano passado. Já no ano de 2020, o estado do Amazonas apresentou a maior taxa de incidência da doença no país, com uma taxa 64,8 dos casos por 100 mil habitantes de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Fonte: FVS-RCP

Além de Manaus, os municípios que mais registraram casos da doença até o mês de junho foram Manacapuru (52), Tabatinga (35), Tefé (30), Itacoatiara (28), Coari (21) e Parintins (21). Em relação aos óbitos, foram registrados 99 nestes seis meses.

Dos casos registrados, 25,4% foram em pessoas do sexo masculino com idade de 20 a 39 anos. Nessa mesma faixa etária, cerca de 13,1% dos casos registrados foram em pessoas do sexo feminino. Sendo que 86,4% de todos os casos registrados são do tipo de tuberculose pulmonar.

Fonte: FVS-RCP

A tuberculose é transmitida através do ar, podendo ser causada pela bactéria denominada Mycobacterium tuberculosis, conhecida também como bacilo de Koch que possui evolução lenta. Onde a doença pode levar semanas, meses e até mesmo anos para desenvolver os primeiros sintomas.

A bactéria da tuberculose pode infectar diversas pessoas do convívio com doentes da tuberculose. Pessoas com certas condições como má alimentação, desnutrição, HIV, diabetes, câncer e pessoas que apresentam vícios com fumo, drogas e álcool podem apresentar agravamento da doença.

Caso apresentar sintomas que indiquem a presença da tuberculose, é preciso procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Os exames necessários para diagnosticar a doença são o exame de escarro (baciloscopia, cultura ou teste molecular rápido para tuberculose).

A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), dispõe de quatro Laboratórios Distritais onde a amostra de escarro pode ser entregue para o diagnóstico da doença.

Fonte: https://diaadianoticia.com.br/amazonas-registra-16-mil-casos-de-tuberculose-de-janeiro-a-junho-de-2022/