portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Após cinco anos de queda, Piracicaba tem aumento em média mensal de casos de tuberculose em 2021

Após cinco anos de queda, Piracicaba tem aumento em média mensal de casos de tuberculose em 2021

Publicação: 1 de novembro de 2021

Dados até setembro mostram que foram registrados em média 13 casos de tuberculose por mês. Em 2020 foram cerca de 12 casos por mês.

 número de casos de tuberculose registrados em Piracicaba (SP) até setembro de 2021 aponta para uma tendência de alta em relação a 2020. Foram confirmados em média quase 13 casos ao mês, enquanto que no ano passado foram menos de 12.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. O principal sintoma é a tosse (saiba mais no fim da reportagem).

Os dados de casos e mortes por tuberculose por ano foram obtidos pelo g1 Piracicaba por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Eles apontam que a média de pacientes que tiveram o diagnóstico de tuberculose confirmado por mês em 2021 supera a de 2020 e 2019. Veja no gráfico:https://datawrapper.dwcdn.net/hle7I/2/

Os dados de 2016 a 2020 são do ano inteiro. Já de 2021, são números até o mês de setembro, conforme informou a prefeitura.

Mesmo com uma alta na média mensal de casos, o cenário não necessariamente aponta para uma alta geral nas confirmações de tuberculose em 2021, já que o balanço por enquanto é parcial. O cenário pode mudar conforme os números variarem nos últimos três meses do ano.

Queda nos óbitos

Apesar da tendência de alta de casos, o número de moradores que morreram pela doença caiu em termos percentuais. A taxa de letalidade da tuberculose em 2021, até agora, é a menor em quatro anos.

Entre os 116 pacientes que tiveram diagnóstico confirmado para a doença até setembro, foram cinco mortes, ou seja, 4,31%. Desde 2016 o único ano em que a taxa foi menor foi 2017, em que a letalidade foi 2,29%. Veja na tabela os casos e óbitos por ano:https://datawrapper.dwcdn.net/PTZS2/1/

Sintomas, tratamento e transmissão

É preciso atenção ao tempo da tosse. Ela é o principal sintoma da tuberculose, seja seca ou com catarro. Se a pessoa estiver com uma tosse que já dura duas semanas ou mais, a recomendação é procurar um serviço de saúde. Outros sintomas são:

  • Febre vespertina
  • Sudorese noturna
  • Emagrecimento
  • Cansaço e fadiga

A tuberculose tem cura e o tratamento dura no mínimo seis meses. É gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A estratégia do tratamento é o Tratamento Diretamente Observado (TDO), que consiste na ingestão diária dos medicamentos pelo paciente, sob a observação de um profissional da equipe de saúde.

A transmissão se dá pelas vias áreas, a partir da inalação de aerossóis. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos e que podem ser aspirados por outros indivíduos, levando à infecção.

A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG. Ela deve ser dada ao nascer ou, no máximo, até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Outras formas de prevenção é lavar sempre as mãos e manter ambientes bem ventilados, arejados e com entrada da luz solar.

Piracicaba tem uma Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose, que acontece em dois períodos do ano e é uma estratégia que visa a busca ativa dos sintomáticos. Além disso, a ação tem o objetivo de levar informações sobre a doença para a população.

Para dar subsídio aos profissionais que trabalham nesta campanha, o Programa Municipal de Controle da Tuberculose promove capacitações para os profissionais da rede de atenção básica.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2021/10/18/apos-cinco-anos-de-queda-piracicaba-tem-aumento-em-media-mensal-de-casos-de-tuberculose-em-2021.ghtml

Comentários