portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » As mortes por tuberculose entre pessoas vivendo com HIV diminuem mundialmente, mas as lacunas preocupantes no tratamento persistem

As mortes por tuberculose entre pessoas vivendo com HIV diminuem mundialmente, mas as lacunas preocupantes no tratamento persistem

Publicação: 28 de abril de 2021

.

Mundialmente, o número de pessoas vivendo com HIV que morreram de tuberculose (TB), uma doença curável e evitável, caiu 63%: foram quase 600.000 mortes em 2010 para pouco mais de 200.000 em 2019. Em 2016, uma meta global foi estabelecida pelas Nações Unidas para reduzir 75% das mortes por TB entre pessoas vivendo com o HIV entre 2010 e 2020. Nove países (Djibuti, Eritréia, Etiópia, Índia, Malauí, África do Sul, Sudão, Tailândia e Togo) atingiram ou ultrapassaram a meta global até o final de 2019, um ano antes do previsto.

Mais progressos em direção às metas globais foram feitos para tornar o tratamento preventivo da TB disponível para mais pessoas vivendo com HIV. O tratamento preventivo da TB reduz o risco dessa população de adoecerem e morrerem de TB. Em apenas dois anos, 2018 e 2019, 5,3 milhões de pessoas vivendo com HIV receberam tratamento preventivo que salva vidas contra a TB. Isso já é 88% da meta de 6 milhões estabelecida para 2022, de acordo com a Declaração Política das Nações Unidas para Acabar com a TB de 2018.

Embora o progresso em alguns países deva ser parabenizado, estes sucessos cobrem as muitas desigualdades e lacunas que ainda existem no fornecimento dos melhores cuidados integrados para as pessoas vivendo com HIV e TB. Estas lacunas resultaram em uma estimativa de 208 mil mortes relacionadas à TB em 2019—cerca de uma em cada três mortes relacionadas à AIDS.

“Uma das maiores disparidades na resposta mundial ao HIV e à TB está em atingir as crianças”, disse Shannon Hader, diretora vice-diretora executiva para programa do UNAIDS. “Ferramentas muito melhores para prevenir, diagnosticar e tratar a TB e a TB resistente a medicamentos para crianças pequenas estão agora disponíveis, mas ainda não são suficientes. Muitas crianças ainda não estão sendo alcançadas com estas novas ferramentas. Alguns e algumas profissionais de saúde não têm confiança para lidar com a TB entre as crianças que vivem com o HIV e, por medo de causarem danos e pelo desejo de os e as protegerem, nem sempre agem. As crianças estão sendo ‘protegidas até a morte’. Precisamos construir confiança para controlar a TB e o HIV em crianças pequenas e alcançar metas transformadoras.”

A TB é especialmente difícil de diagnosticar entre bebês mais novos e crianças que vivem com o HIV—principalmente crianças com menos de dois anos de idade. As formas mais severas de TB—tuberculose disseminada e meningite tuberculosa—são comuns entre esta faixa etária e ameaçam a vida quando não hám diagnóstico e tratamento imediatos. Grandes avanços têm sido feitos para melhorar o diagnóstico da TB para crianças. Remédios amigáveis às crianças para o tratamento e prevenção da TB estão disponíveis a baixo custo no Stop TB Partnership Global Drug Facility (Parceria Global de Medicamentos para acabar com a TB, na tradução livre para o português). O desafio é levar essas inovações à escala e qualidade necessárias para alcançar todas as crianças que precisam e que vivem com HIV.

Rome Paediatric HIV & TB Action Plan (Plano de Ação Pediátrico de Roma sobre HIV e TB, na tradução livre para o português), parte do UNAIDS e da Iniciativa Religiosa do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio da AIDS (PEPFAR), estão fechando as lacunas para crianças vivendo com HIV. É uma parceria única de múltiplas partes que estimulou uma colaboração sem precedentes entre a comunidade religiosa, setor privado, pessoas reguladoras, pessoas doadoras e outras partes para acelerar o desenvolvimento e a implementação de melhores testes diagnósticos, medidas preventivas e tratamentos para HIV e TB entre crianças vivendo com HIV.

Em 2019, menos da metade (49%) das 815 mil pessoas que vivem com HIV e que também têm a doença de TB foram recebem tanto o tratamento do HIV quanto o tratamento da TB. Isto demonstra que ainda existem grandes lacunas na triagem, teste e tratamento tanto para o HIV quanto para a TB. Para resolver essa situação, os programas nacionais precisam ir além das instalações de saúde tradicionais para encontrar os milhões de pessoas que ainda precisam de tratamento para o HIV, TB ou ambos. É necessária uma abordagem integrada, baseada na comunidade e com as pessoas no centro. A triagem familiar e comunitária para tuberculose, HIV, COVID-19, hipertensão arterial, diabetes e outras condições comuns pode ser desestigmatizante e pode reduzir os custos dos programas e das pessoas. É fundamental incentivar todas as pessoas recentemente diagnosticadas com HIV, TB ou COVID-19 a permitir a triagem confidencial de seus contatos familiares e comunitários, incluindo crianças e jovens.

O relógio já está correndo para alcançarmos as ambiciosas novas metas para 2025 para a TB e o HIV estabelecidas na nova estratégia global para a AIDS para 2021-2026. Atingir essas metas colocará o mundo novamente no caminho certo para acabar com a AIDS e a TB até 2030. É necessária uma resposta colaborativa e integrada às pandemias de TB, HIV e COVID-19 é necessária. A resposta deve estar enraizada nas comunidades afetadas e centrada nas necessidades das pessoas mais vulneráveis. Abordar as desigualdades que impulsionam a TB e o HIV ajudará a fechar a “divisão mortal” entre os compromissos globais e a realidade viva das comunidades afetadas pela TB e pelo HIV. Ao acabar com as desigualdades, podemos impedir que pessoas adultas, jovens e crianças vivendo com o HIV morram de tuberculose.

Fonte: https://unaids.org.br/2021/03/as-mortes-por-tuberculose-entre-pessoas-vivendo-com-hiv-diminuem-mundialmente-mas-as-lacunas-preocupantes-no-tratamento-persistem/?fbclid=IwAR0LOhwpHkN6NXkWbKJEFPQp3vDoBAYC5CpK0T3zrfQnDB5qao501G8DNa4

Comentários