portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Capital oferece diagnóstico e tratamento para tuberculose

Capital oferece diagnóstico e tratamento para tuberculose

Publicação: 23 de novembro de 2021

Aplicada nos primeiros meses de vida, a vacina BCG é uma forma de prevenção

Infecciosa e transmissível, a tuberculose é uma doença que afeta predominantemente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos. No Brasil, por ano, são notificados pelo menos 70 mil novos casos.

O Dia Nacional de Combate à Tuberculose é celebrado nesta quarta-feira (17) e a data reforça a necessidade de conscientizar a população sobre essa doença, cujo diagnóstico e tratamento são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, a tuberculose tem cura e a principal forma de prevenção é a vacina BCG, aplicada nos primeiros meses de vida dos bebês. O imunizante também está disponibilizado na campanha de multivacinação, que a capital realiza até o dia 30 de novembro para crianças e jovens de 0 a 15 anos, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Sintomas e tratamento

A tosse intensa e prolongada é o principal sintoma da doença, mas também pode existir um emagrecimento sem motivo aparente, muito cansaço e fadiga, dores no corpo, febre baixa vespertina e sudorese noturna.

Em caso de surgimento destas manifestações, a pessoa deve procurar a UBS mais próxima e solicitar o atendimento médico.

O diagnóstico é realizado por meio de testes, exames de análise e radiografia de tórax. Caso a tuberculose seja confirmada, o tratamento é feito com medicamentos. Vale ressaltar que o atendimento médico deve ser feito o mais rápido possível, tendo em vista que o diagnóstico tardio dificulta o combate à doença.

Fonte: https://www.capital.sp.gov.br/noticia/capital-oferece-diagnostico-e-tratamento-para-tuberculose

Comentários