portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » CNPq utiliza expertise na busca por parceiros

CNPq utiliza expertise na busca por parceiros

Publicação: 26 de dezembro de 2018

A conferência de abertura do segundo dia do VI Workshop Nacional da Rede TB foi feita pela coordenadora geral do Programa de Pesquisa em Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Raquel de Andrade Lima Coelho, na qual apresentou as estratégias de ação do CNPq para a temática da Tuberculose na atual condição de restrição orçamentária para financiamento de pesquisas.

Desde 2015, vem ocorrendo um recuo das verbas oferecidas pelo CNPq e, em 2016, foi registrada uma queda ainda mais expressiva como resultado dos cortes de investimento da agência. Parcerias com outras agências de fomento nacionais e com órgãos internacionais e Medidas Provisórias têm sido o caminho utilizado para cumprir, prioritariamente, as responsabilidades com os projetos em andamento e já assumidos pelo CNPq.

Sem condições de aporte de dinheiro próprio, a atuação do CNPq no plano de combate à tuberculose também se dará pela promoção de parcerias, somando esforços às iniciativas encampadas pela Rede TB. “Nós temos mantido nossas ações básicas. A gente tem feito um esforço para honrar esses compromissos. Para essas ações especiais, porque são temas específicos, o que o CNPq tem tentado fazer é justamente buscar outros parceiros. O CNPq tem capilaridade dentro do Governo Federal, que nos permite articular com diversos órgãos para mobilizar esses recursos”, explica Raquel. Isso inclui buscar Ministérios que aparentemente não têm ligação com o tema, ampliar o horizonte, com tem sido abordado neste Workshop.

Há também a opção de buscar financiamento por emendas parlamentares junto aos deputados no Congresso Nacional, que é uma ferramenta importante, pois permite encaminhar projetos bem específicos, direcionados. Um grupo de trabalho, que tem a participação da Rede TB, foi instalado recentemente para acompanhar esse processo e o CNPq conta com um assessor encarregado diretamente para as discussões no Congresso. “Essa é uma forma da gente fazer mais por menos, se no momento a gente não tem o recurso para aportar, a gente tem o know-how, a estrutura, a logística para articular…”, diz Raquel.

A palestrante também lembrou que oportunidades de outras instituições, inclusive estrangeiras, estão sendo divulgadas no site do CNPq, e chamou os pesquisadores a se manterem informados acessando à página.

Comentários