portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » COVID-19: Especialistas reunidos em Brasília buscam definir recomendações e algoritmo para diagnóstico, condutas, internação e tratamento

COVID-19: Especialistas reunidos em Brasília buscam definir recomendações e algoritmo para diagnóstico, condutas, internação e tratamento

Publicação: 11 de março de 2020

Nos últimos dez dias, 13 países da América Latina e do Caribe notificaram casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19), além dos Estados Unidos e do Canadá. Ante a rápida chegada do vírus, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) conclamou os países a contê-lo, salvar vidas por meio da proteção dos trabalhadores da […]

Nos últimos dez dias, 13 países da América Latina e do Caribe notificaram casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19), além dos Estados Unidos e do Canadá. Ante a rápida chegada do vírus, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) conclamou os países a contê-lo, salvar vidas por meio da proteção dos trabalhadores da saúde e da preparação do setor para atender pacientes e reduzir a transmissão através de ações e medidas multissetoriais.

Entre as ações, o Ministerio da Saúde , com o apoio da OPAS, está realizando consulta de especialistas para formar um Consenso em Gestão Clínica de COVID-19, incluindo gerenciamento ambulatorial e de terapia intensiva, bem como gestão do COVID-19 em crianças e mulheres grávidas.

A Dra. Margareth Dalcolmo, Pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga(CRPHF) e Coordenadora da Área de Tuberculose Multirresistente da REDE-TB, foi convidada para participar da reunião que conta com a participação presencial de países latino americanos e discussão online com Espanha, Estados Unidos, Japão e China.

Reunidos em Brasíllia, entre os dias 10 e 11, os especialistas de assistência ( pediatras obstetras, intensivistas, infectologistas e pneumologistas e de laboratório) querem definir recomendações e algoritmo para diagnóstico, condutas, internação e tratamento do novo Coronavirus.

“ Definimos que haverá transmissão local e sustentada no País. Seguimos no contingenciamento tentando impedir o maçico spread out com medidas de quarentena individual e demais recomendações de higiene, entre outras, visando a mitigação do vírus para impedir mortes evitáveis. Testes devem ser feitos em todas as pessoa sintomáticas independentemente de viagens”, destacou a Dra. Dalcolmo.

Na terça-feira (10) foi realizada discussão presencial com especialistas dos Estados Unidos e, online, com especialistas da Espanha e do Equador. Foi relatado que o uso do medicamento Lopinavir/Ritonavir/ Cloroquina, dose dobrada, em associação, tem sido protocolo ( empírico sem trial) na América Latina. Os Estados Unidos optaram por estudo pragmático com Remdesivir SEM Ritona/lopina.

Nesta quarta-feira (11) está sendo realizada discussão online com especialistas do Japão e da China. ”Creio que sairemos com boas recomendações, realistas para esse momento”, assinala a Dra. Dalcolmo ao acrescentar que grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade (asilos, casas de idosos) também fazem parte das discussões.

Também foram debatidos temas referentes ao uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI): máscaras NIOSH N-95 para Centro de Tratamento Intensivo ( CTI) e procedimentos que aerossolizem.

Comentários