portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » CPLP-TB: Diversidade Genética e Rastreamento de Estirpes do Mycobacterium Tuberculosis no Espaço Lusófono

CPLP-TB: Diversidade Genética e Rastreamento de Estirpes do Mycobacterium Tuberculosis no Espaço Lusófono

Publicação: 26 de dezembro de 2018

(João Perdigão – Instituto de Higiene de Medicina Tropical – Universidade Nova Lisboa, Portugal).

O trabalho realizado na Universidade Nova Lisboa, em Portugal, apresentado pelo pesquisador João Perdigão, propõe pensar a questão da tuberculose de forma mais abrangente, começando pelo contexto da comunidade dos países de língua portuguesa, que ocupa uma área de quase 11 milhoes de km2 e possui cerca de 258 milhões de habitantes no planeta. A taxa de incidência da doença varia muito nestes países, que têm alguns entre os 30 mais afetados pela tuberculose, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os objetivos da pesquisa são fornecer uma perspectiva lusófona acerca da estrutura de Mycobacterium tuberculosis, da estrutura populacional e da sua diversidade. Identificar agrupamentos (clusters) que são específicos, mas também aqueles transnacionais e instigar uma associação entre eles, fazendo com que isso culmine numa base de trabalho para a vigilância epidemiológica em tuberculose na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A primeira fase reuniu uma base de dados de genótipos e de perfis populacionais dos países. A segunda consistiu na criação de uma interface, já disponível em um site, que permite a disponibilização e a ampla utilização desses dados. E a terceira visa qualificar ainda mais a base de dados com métodos que permitam ver além dos métodos tradicionais, e que sejam desenvolvidos pela CPLP por meio dos seus laboratórios, podendo levar ao desenvolvimento de novos produtos.

Com isso, pretende-se contribuir para o conhecimento da história evolutiva e da dispersão da estirpe tuberculosa nesses territórios.

Comentários