portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Estudo da OMS mostra que prevenção da tuberculose traz benefícios econômicos

Estudo da OMS mostra que prevenção da tuberculose traz benefícios econômicos

Publicação: 25 de março de 2024

.

Um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e elaborado por pesquisadores do Brasil, da Geórgia, do Quênia e da África do Sul mostra que a expansão do rastreio e o tratamento preventivo da tuberculose podem levar a benefícios econômicos e de saúde significativos. Embora os esforços globais para combater a doença infecciosa tenham salvado cerca de 75 milhões de vidas desde o ano 2000, ela ainda causa 1,3 milhão de óbitos todos os anos e afeta milhões de pessoas.

A experiência dos quatro países mostra que investir em rastreamento e prevenção resulta no ganho de até US$ 39 a cada US$ 1 aplicado no programa. Além disso, o relatório destaca que a estratégia pode reduzir substancialmente a incidência e a mortalidade por tuberculose.

“O cenário de investimento descreve a lógica econômica e de saúde para investir em intervenções baseadas em evidências e recomendadas pela OMS sobre o rastreio e prevenção da tuberculose, que podem contribuir para o avanço da cobertura universal de saúde”, afirmou, em uma coletiva de imprensa, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. “Hoje, temos o conhecimento, as ferramentas e o compromisso político que podem acabar com essa doença milenar que continua a ser uma das principais causas de morte infecciosa no mundo.”

Saiba mais: https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/03/6820695-estudo-da-oms-mostra-que-prevencao-da-tuberculose-traz-beneficios-economicos.html

Comentários