portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Estudo indica que vacina BCG pode contribuir no combate à Covid-19

Estudo indica que vacina BCG pode contribuir no combate à Covid-19

Publicação: 12 de agosto de 2020

Vacina é obrigatória no Brasil; pesquisadores estudam há meses possível eficácia dela contra o novo coronavírusMais um estudo publicado tem indícios de que a vacina BCG, obrigatória no Brasil, pode contribuir no combate à Covid-19. Uma pesquisa divulgada na revista científica Cell Reports Medicine mostra que a medicação, atualmente usada principalmente para combater a tuberculose, […]

Vacina é obrigatória no Brasil; pesquisadores estudam há meses possível eficácia dela contra o novo coronavírusMais um estudo publicado tem indícios de que a vacina BCG, obrigatória no Brasil, pode contribuir no combate à Covid-19.

Uma pesquisa divulgada na revista científica Cell Reports Medicine mostra que a medicação, atualmente usada principalmente para combater a tuberculose, pode ter um efeito estimulante geral no sistema imunológico, combatendo outras doenças infecciosas, incluindo a causada pelo novo coronavírus.

Não é de hoje que cientistas estudam a eficácia da vacina BCG no combate à Covid-19: pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já fazem experimentos com ela, e um estudo publicado na semana passada eve resultados positivos ao avaliar o impacto do medicamento.

Para o novo estudo, cientistas da Universidade de Radbound, na Holanda, analisaram um grupo de voluntários que recebeu a vacina entre abril de 2017 e junho de 2018, e compararam as diferenças no sistema imunológico com voluntários que não foram vacinados.

A conclusão foi de que os vacinados não apresentaram mais sintomas, não ficaram doentes e nem tiveram problemas graves de saúde durante a primeira onda da pandemia na Holanda em relação aos não-vacinados.

Comentários