portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Frente Parlamentar da Alesp apoia luta pelo fim da tuberculose no Estado de SP

Frente Parlamentar da Alesp apoia luta pelo fim da tuberculose no Estado de SP

Publicação: 25 de março de 2024

.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que 1.275 paulistas morreram, em 2022, tendo a tuberculose (TB) como causa básica do óbito. O coeficiente representa uma alta de 41,5% nos casos desde 2019. A mortalidade por TB no Estado de São Paulo revela um cenário epidemiológico desafiador para o governo paulista e, consequentemente, foco de trabalho para a Frente Parlamentar de Enfrentamento às IST/HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose.

Na terça-feira (19), a Frente, coordenada pela deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), com apoio do Fórum das ONG/Aids (Foaesp), debateu com especialistas e ativistas as características sanitárias e sociais da tuberculose. “É possível mudar a tendência da epidemia de tuberculose por meio do aumento de investimentos, implementação de inovações e colaboração de todos os setores”, afirmou a deputada, ao citar o ‘Dia Mundial de Combate à TB’, no dia 24 de março.

Em 2023, quase 20 mil novos casos da doença foram notificados pela Secretaria da Saúde, segundo informou Giovanna Orlandi, diretora da Divisão de Tuberculose da Pasta. A gestora disse que a meta do coeficiente de incidência até 2035 é alcançar menos de 10 casos por 100 mil habitantes (em 2023 estava em 40 casos).

A coordenadora do Programa Municipal de Tuberculose da Capital, Rachel Russo Leite, enfatizou que o desfecho da tuberculose na vida do paciente é determinado pelas condições sociais. “O meio onde a pessoa vive vai alterar não só o risco de adoecimento, mas a chance de a pessoa ser curada ou não da doença”, explicou, ao defender a necessidade de políticas públicas de proteção social.

Outros representantes da sociedade civil, como Eri Ishimoto, do Comitê Estadual de Controle Social da Tuberculose, e José Carlos Veloso, da Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose, cobraram a retomada da tramitação de dois projetos de lei protocolados na Alesp, ambos da deputada Leci Brandão (PCdoB) em coautoria com o ex-parlamentar Adriano Diogo.

Saiba mais: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=472129

Comentários