portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » HDT alerta sobre tuberculose, em meio à pandemia da Covid-19

HDT alerta sobre tuberculose, em meio à pandemia da Covid-19

Publicação: 18 de novembro de 2020

Para lembrar dia nacional de combate à doença, em 17 de novembro, unidade do Governo de Goiás ressalta importância da terapia continuada, oferecida pelo SUS

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa provocada pela microbactéria mycobacterium tuberculosis, ou Bacilo de Koch (BK), que atinge diretamente o pulmão e, dependendo da forma, também pode se instalar em outros órgãos, como ossos, sistema nervoso e intestinos.
 
Embora não seja uma doença nova, a tuberculose ainda é um grande problema de saúde pública mundial. Mesmo que a grande maioria das pessoas possa pensar que a tuberculose é coisa do passado, ela ainda é responsável por cerca de 5 mil mortes por ano no Brasil.
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2 bilhões de pessoas serão infectadas pelo bacilo da tuberculose. Dessas, 9 milhões irão desenvolver a doença e 2 milhões morrerão por ano. 

Mas a doença tem cura, e o tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, especialistas alertam para a importância da continuidade da terapia, que pode chegar a seis meses e garantir a eficácia no combate à doença. 
 
“O tratamento completo é que vai garantir a cura da doença, por isso o paciente deve respeitar e seguir à risca a orientação médica e tomar os medicamentos corretamente durante todo o período, que chega a seis meses”, explica o infectologista João Alves, do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad – unidade do Governo de Goiás gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG).
 
Prevenção redobrada
O mundo enfrenta, este ano, uma pandemia grave provocada pelo novo coronavírus e isso tem deixado a comunidade médica em alerta. Em decorrência disso, os cuidados em relação à prevenção à tuberculose precisam ser redobrados. 

Nesta terça-feira, 17 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, e esse dia nunca foi tão importante para tocar no assunto e fazer um alerta à população quanto agora, como explica o infectologista do HDT, onde os atendimentos de tuberculose, de janeiro a outubro de 2020, somam 120 casos.

“A nossa maior preocupação tem sido em relação à pandemia. A tuberculose, além de ser altamente contagiosa, também tem uma taxa de mortalidade considerada alta, caso o paciente não seja diagnosticado e tratado a tempo”, afirma o infectologista do HDT. 

“Embora a doença tenha cura, os cuidados em relação à prevenção não devem ser menosprezados. Portanto, fique atento ao menor sintoma, que pode ser tosse seca, acompanhada de secreção e, em alguns casos, com a presença de sangue, febre, cansaço, falta de ar, falta de apetite e perda de peso”, enumera o médico João Alves.
 
O alerta também está relacionado à prevenção ao contágio do novo coronavírus, pois ambas as doenças atingem os pulmões e podem enfraquecer o organismo humano. “As medidas de prevenção são praticamente as mesmas: evitar aglomeração, não compartilhar objetos de pessoas infectadas, proteger a boca ao tossir ou espirrar, manter práticas saudáveis para fortalecer o sistema imunológico e visitar o médico ao perceber os primeiros sintomas”, orienta.

Fonte: https://www.saude.go.gov.br/noticias/11902-hdt-alerta-sobre-tuberculose-em-meio-a-pandemia-da-covid-19

Comentários