portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Indígenas de MS têm resistência a medicamentos para tuberculose, aponta Fiocruz

Indígenas de MS têm resistência a medicamentos para tuberculose, aponta Fiocruz

Publicação: 17 de fevereiro de 2021

Pesquisa foi realizada entre os povos indígenas Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul

Um estudo realizado pela Fiocruz  (Fundação Oswaldo Cruz) apontou que indígenas de Mato Grosso do Sul possuem resistência aos medicamentos mais utilizados para tratamento de tuberculose. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica Scientific Reports.

Assim, as pesquisas foram realizadas em povos indígenas Guarani e Kaiowá do Estado. Para chegar aos resultados, foi utilizado sequenciamento total do genoma em amostras de Mycobacterium tuberculosis. As moléculas de bactérias foram estudadas isoladamente em indígenas que tiveram tuberculose nos últimos anos.

Então, foram detectadas em 66 amostras diversas formas de resistência aos medicamentos mais utilizados no tratamento da doença. De acordo com a Fiocruz, os resultados apontam “não somente para a emergência de um grave problema de saúde pública, como também para uma ameaça iminente às estratégias de controle da tuberculose”.

Fonte: https://www.midiamax.com.br/cotidiano/2021/indigenas-de-ms-tem-resistencia-a-medicamentos-para-tuberculose-aponta-fiocruz?fbclid=IwAR3APZKaop5PgnhMZMxTIFc5ojwviuTbA0ZKtydfW0g1MWz3tUUe8JOo6vo

Comentários