Publicação: 12 de julho de 2022
.
Em entrevista a uma emissora de rádio, o médico infectologista João Paulo Ribeiro, que trata muitos pacientes com tuberculose em Campina Grande, alertou para o aumento no número de pacientes infectados com a doença.
A tuberculose é uma doença que atinge principalmente os pulmões, mas pode afetar outros órgãos do corpo. Se não tratada, a tuberculose pode levar à morte.
“Este aumento dos casos de tuberculose é esperado por alguns motivos. Dentre eles, o aumento da sobrevida das pessoas com imunidade baixa. Por elas terem mais risco de adquirir a tuberculose, isto contribui para o aumento dos casos. As pessoas também têm mais acesso a exames de diagnóstico. O que temos que se preocupar é que a tuberculose é transmissível”, disse.
Já a médica Socorro Martins alertou para a necessidade da população, especialmente recém-nascidos, serem imunizados com a vacinação BCG que ajuda a proteger contra a tuberculose.
“Está especialmente recomendada para o nascimento. Ela protege contra as formas graves da tuberculose, que é uma doença endêmica em nosso país”, explicou.
O principal sintoma da tuberculose é a tosse que persiste por mais de três semanas. As pessoas com tuberculose também podem ter febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, dor no peito e cansaço.
Caso apresente estes sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.