Últimas Notícias

Mesa redonda 12, com o tema: “TB, estigma e direitos humanos: um debate emergente”, com a moderação de Carla Almeida.

.

Thais Decaux discutiu sobre as questões de gênero e sexualidade associadas a tuberculose. Discutiu sobre a distribuição assimétrica das vulnerabilidades, que implica em maiores custos-catastroficos da TB entre mulheres e pessoas trans e reforçam o estigma e marginalização enfrentadas pela população LGBT.

A mesa seguiu com a exposição de Jaqueline Ballestero que falou sobre a percepção dos pacientes sobre o estigma da TB e COVID-19. Discutiu a perspectiva das pessoas acometidas sobre a TB, evidenciando as repercussões do estigma na qualidade de vida, autoestima, isolamento e adesão ao tratamento dessas pessoas.

Juliana Reiche, abordou sobre a tuberculose nas populações vulnerabilizadas e as múltiplas dimensões do estigma. Discutindo como o estigma ligado às populações mais vulneráveis estão imbricados com os determinantes sociais, exigindo uma resposta intersetorial no combate à TB.

Daniel Cavanese encerrou a mesa falando sobre as estratégias para a promoção de serviços de saúde livres de discriminação. Destacou a necessidade de inserir os conceitos de interseccionalidade e reparação social, na perspectiva da oferta de serviços mais inclusivos e acessíveis e que promovam a disseminaçao de informações científicas e confiáveis.