Últimas Notícias

Mesa redonda 16 com a tematica: “Inovação e tecnologias para o acesso de populações vulneráveis” com a moderação de José Carlos Veloso.

.

Carla Almeida iniciou as palestras tratando das novas tecnologias no cuidado das pessoas com TB-HIV. A palestrante discutiu a incorporação de tecnologias para melhorar o diagnóstico, abordagem clínica, tratamento e prevenção, como o o IGRA, LF-lam, os aplicativos de acompanhamento do tratamento, os tratamentos encurtados com novos fármacos e a abordagem centrada na doença avançada.

A mesa prosseguiu com a palestra de Lia Possuela com o tema: “Como a intersetorialidade impacta no controle da tuberculose no sistema prisional?”. A palestrante destacou sobre o crescimento da população prisional nos últimos e o aumento das notificações de TB nesse grupo. Indicou a necessidade de uma resposta intersetorial para responder aos desafios futuros.

Ricardo Arcêncio falou sobre o uso de tecnologias para prevenção da TB entre migrantes em Manuas. O palestrante abordou experiência da pesquisa sobre implementação do tratamento de curta duração do 3HP para tratamento de TB latente em migrantes no norte do pais.

Joilda Nery encerrou a mesa falando sobre a tuberculose na populaçao em situação de rua.