Ministério da Saúde promove ampliação do acesso a PrEP e PEP
O esforço do Ministério visa mitigar novos casos de infecção pelo HIV, tuberculose e outros virais em proporções inéditas no país
O Ministério da Saúde tenta ampliar o acesso da população a medicamentos para profilaxia pré e pós-exposição (PrEP e PEP) através da oferta em Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM), estabelecimentos que fazem parte de serviços de saúde e realizam a gestão e a dispensação de medicamentos antirretrovirais, oferecendo tratamentos ou insumos para a prevenção de HIV.
“Nossa meta é expandir a oferta de PrEP e PEP em proporções nunca vistas no Brasil e evitar novos casos de infecção pelo HIV. Com o aumento de serviços de saúde que ofertam as profilaxias, reduziremos as barreiras de acesso a essas tecnologias de prevenção”, afirmou o diretor do departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), Draurio Barreira
Unidades Dispensadoras de Medicamentos e coordenação em saúde
As orientações para as UDMs que tiverem interesse em disponibilizar as profilaxias de pré e pós-exposição (PrEP e PEP) foram descritas em nota técnica do ministério direcionada a Coordenações Estaduais e Municipais de HIV/Aids e de Assistência Farmacêutica, o texto está acessível por este link.
De acordo com Barreira, “Para que essa ampliação tenha êxito, precisamos estar muito bem articulados com os estados e municípios e temos trabalhado nisso, inclusive com a reinstalação da Comissão de Gestão do Dathi.”
As UDMs deverão se cadastrar no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom) e não precisam estar vinculados a serviços ambulatoriais que prestem atendimento a pessoas vivendo com HIV ou aids e/ou outras infecções sexualmente transmissíveis.
Ouça mais: Prevenção de ISTs – como o médico deve orientar [podcast]
“As coordenações locais de HIV e aids e de assistência farmacêutica devem avaliar a adequação do número e localização de seus serviços farmacêuticos às necessidades da população, considerando a implementação de novos pontos de dispensação das profilaxias e de insumos de prevenção como preservativos e autoteste para HIV em seus territórios”, completou o diretor.
Combate à AIDS
A UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS) possui metas globais para dar fim a pandemia de AIDS em 2030. Para isso o órgão pretende atingir as metas 95-95-95, o que significa: atingir índices de 95% de pessoas que vivem com HIV cientes de seu diagnóstico, e, nesse grupo, que 95% estejam em tratamento; e que 95% de pessoas vivendo com HIV e realizando o tratamento apresentem carga viral suprimida.
Atualmente, os índices apresentados pelo Brasil estão em 88-83-95, e uma das dificuldades é justamente o problema de acesso aos recursos de prevenção e tratamento no país.
Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal
Fonte: https://pebmed.com.br/ministerio-da-saude-promove-ampliacao-do-acesso-a-prep-e-pep/