portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » MSF divulga estudo com custo detalhado de ensaio clínico de tuberculose

MSF divulga estudo com custo detalhado de ensaio clínico de tuberculose

Publicação: 14 de maio de 2024

Organização gastou muito menos do que valores citados pela indústria farmacêutica como forma de justificar altos preços de tratamentos

A organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras apresentou na última (30), em Genebra, os custos detalhados de um estudo clínico que ajudou a identificar um regime mais curto e ministrado por via oral para o tratamento de tuberculose resistente a medicamentos.

O custo total do estudo clínico realizado por MSF foi de 34 milhões de euros. Essa é a primeira vez que esse tipo de dado detalhado é compartilhado de maneira pública, desafiando práticas pouco transparentes relacionadas ao desenvolvimento de medicamentos e o discurso recorrente da indústria farmacêutica de que os altos preços dos medicamentos são necessários para recuperar investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D).

O custo de ensaios clínicos frequentemente responde pela maior parte do custo total de P&D de produtos relacionados à saúde, ainda que os valores reais permaneçam ocultos, sem que dados desagregados de custos biomédicos de P&D estejam disponíveis. As estimativas atuais para a totalidade dos custos de P&D para o desenvolvimento de um novo fármaco variam de US$ 43,4 milhões até exorbitantes US$4.2 bilhões, utilizando metodologias diversas.

O estudo, denominado TB PRACTECAL, é um marco importante para o aumento da transparência dos custos biomédicos de P&D, o que pode abrir caminho para modelos mais justos e assegurar o acesso amplo a tratamentos que são urgentemente necessários para salvar vidas.

Saiba mais: https://d24am.com/saude/msf-divulga-estudo-com-custo-detalhado-de-ensaio-clinico-de-tuberculose/

Comentários