portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » OMS pede investimentos para ampliar a triagem e o tratamento preventivo da tuberculose

OMS pede investimentos para ampliar a triagem e o tratamento preventivo da tuberculose

Publicação: 25 de março de 2024

.

No mês em que é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (TB), em 24 de março, a OMS divulgou um plano de investimento para o rastreio e tratamento preventivo da TB. Um estudo de modelagem desenvolvido com governos de quatro países – Brasil, Geórgia, Quênia e África do Sul – destacou o impacto a ser alcançado com a expansão do rastreio e do tratamento preventivo da TB.

A análise mostrou que investimentos modestos poderiam levar a benefícios econômicos e de saúde significativos nos quatro países, com um retorno sobre o investimento de até US$ 39 ganhos para cada dólar investido. O plano de investimento foi lançado para apoiar os países na defesa e na alocação de mais recursos para ampliar o rastreamento e o tratamento preventivo da tuberculose, a fim de atingir as novas metas estabelecidas na Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre TB de 2023.

Embora os esforços globais para combater a tuberculose tenham salvado cerca de 75 milhões de vidas desde o ano 2000, a tuberculose causa 1,3 milhão de mortes a cada ano e afeta outros milhões, com enormes impactos nas famílias e comunidades.

“O plano de investimento descreve a justificativa econômica e de saúde para investir em intervenções baseadas em evidências e recomendadas pela OMS para o rastreamento e a prevenção da TB, que podem contribuir para o avanço da cobertura universal de saúde”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS. “Hoje, temos o conhecimento, as ferramentas e o compromisso político que podem acabar com essa doença milenar que continua sendo uma das principais causas de morte infecciosa do mundo”.

De acordo com o documento, a implementação da triagem da TB mais o tratamento preventivo podem reduzir substancialmente a incidência e a mortalidade da TB. Ele argumenta que esses investimentos cruciais em saúde pública são essenciais para atender às necessidades das populações vulneráveis e atingir as metas para o fim da TB.

Saiba mais: https://www.paho.org/pt/noticias/20-3-2024-oms-pede-investimentos-para-ampliar-triagem-e-tratamento-preventivo-da

Comentários