portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » PACTU Pela Rua – Experiência em São Paulo

PACTU Pela Rua – Experiência em São Paulo

Publicação: 26 de dezembro de 2018

(Naomi Kowaoka Komatsu – SMS-SP)

Os resultados de um projeto voltado a pacientes com tuberculose em situação de rua na região central de São Paulo foram apresentados pela profissional Naomi Kowaoka. O objetivo foi fortalecer a estratégia de adesão ao Tratamento Diretamente Observado (TDO) e melhorar sua qualidade com atividades terapêuticas, bem como o acompanhamento dos pacientes por meio de exames, orientações e atividades culturais.

Foi contratada uma equipe auxiliar composta por agente social, assistente social e psicólogo para trabalhar junto às atividades de consultório de rua já existentes. A estrutura permitiu maior proximidade com os pacientes, inclusive nos fins de semana, garantindo o êxito do TDO e o fortalecimento da rede de proteção dessa população.

 

As atividades culturais e esportivas incluíram oficinas de artesanato, encontros para discussões sobre a doença, troca de experiências, orientações sobre cadastramento em programas sociais de governo e cursos. Os pacientes tiveram a oportunidade de ir ao Masp, ao Museu do Futebol, entre outros lugares – experiências que proporcionaram a eles a oportunidade de se perceberem, se colocarem na cidade como cidadãos. Também foi fornecido voucher para três alimentações diárias em restaurantes conveniados e a sociedade civil atuou junto às igrejas e outros equipamentos sociais locais, fazendo um trabalho de comunicação e conscientização acerca da tuberculose e seu contexto social.
No total, 68 pacientes foram cadastrados de fevereiro de 2015 a março de 2016. Destes, oito foram excluídos – quatro por abandono primário e a outra metade por não confirmarem a doença ou não estarem em situação de rua. Dos 60 pacientes acompanhados, cinco foram transferidos e 55 concluíram o tratamento alcançando 89% de cura, quase o dobro da taxa de 51%, registrada até então, em condições de rotina. Uma pessoa foi a óbito. Outro dado importante é que quatro dos pacientes estavam na sexta tentativa de tratamento.

Outros resultados gratificantes foram alcançados. Muitos pacientes restabeleceram vínculo familiar, começaram a trabalhar registrados ou em iniciativas próprias com recursos dos benefícios sociais e voltaram a estudar. A equipe de saúde cresceu muito com a experiência e pode entender o paciente de forma mais integralizada.

Comentários