Parceria entre Fiocruz e Find busca otimizar a rede de diagnóstico da tuberculose
.
Consultores técnicos do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (Dathi/MS) estiveram presentes durante o Workshop sobre Ferramentas para Otimização da Rede de Diagnóstico da Tuberculose, realizado em Brasília no final do último mês.
O evento é fruto de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Foundation for Innovative New Diagnostics (Find), com apoio do Ministério da Saúde. O objetivo da iniciativa é aprimorar o diagnóstico laboratorial de tuberculose.
A coordenadora-geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas do Dathi (CGTM), Fernanda Dockhorn aponta que, no Brasil, os casos novos da doença que possuem confirmação laboratorial, têm taxa de cura maior do que os casos que possuem apenas diagnóstico clínico (1,3).
Para Dockhorn, é essencial que o uso das tecnologias existentes seja otimizado e que seja avaliada a viabilidade da introdução de inovações para garantir a ampliação do acesso ao diagnóstico. “A estrutura do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espírito Santo (Lacen/ES) tem sido utilizada para supervisionar tecnicamente as atividades laboratoriais relacionadas à tuberculose. Entre 2019 e 2022, tivemos atualizações no manejo da tuberculose e da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis [ILTB], mas ainda há obstáculos para a otimização da rede de diagnóstico da tuberculose nos territórios”, explica Fernanda Dockhorn.
Durante o Workshop, os participantes puderam trocar informações e tirar dúvidas sobre o uso de ferramentas disponíveis para estudos de otimização da rede de diagnóstico da tuberculose. Além dos consultores do Dathi, estiveram presentes técnicos envolvidos com ações de otimização da rede de diagnóstico do Estado do Espírito Santo e da Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.