portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Pesquisadores apresentam estratégias de prevenção da tuberculose nas prisões brasileiras

Pesquisadores apresentam estratégias de prevenção da tuberculose nas prisões brasileiras

Publicação: 8 de abril de 2024

.

Os webinários do Ministério da Saúde sobre a tuberculose seguem durante o mês de abril e, na última terça-feira (2), foi realizado mais um encontro reunindo profissionais de saúde, sociedade civil organizada, coordenadores de tuberculose, pesquisadores e estudantes para debater a resposta do Brasil à doença. O evento, que faz parte da iniciativa do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi) para o mês da tuberculose, teve como tema “Desafios para controlar a tuberculose em prisões: pensar em prevenção é possível?”.

Para responder à questão, foram convidados os palestrantes Julio Croda, professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Lia Possuelo, professora e pesquisadora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ambos coordenadores da área de tuberculose prisional da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (Rede-TB). A moderação do evento ficou a cargo de Anete Trajman, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Caroline Busatto, consultora técnica da Coordenação Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias não Tuberculosas (CGTM).

Julio apresentou dados sobre a incidência de tuberculose nas prisões da América do Sul, onde o Brasil lidera o número de casos (entre 2000 e 3000 casos). O cenário, segundo o pesquisador, é decorrente do encarceramento em massa e da superlotação no sistema penitenciário brasileiro. “A prisão é uma instituição amplificadora da doença”, alertou ao apontar que a incidência de tuberculose na população carcerária é 25 vezes maior do que na população geral da América do Sul.

Saiba mais: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril/pesquisadores-apresentam-estrategias-de-prevencao-da-tuberculose-nas-prisoes-brasileiras

Comentários