portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Pesquisadores vão analisar relação entre coronavírus e HIV não tratado

Pesquisadores vão analisar relação entre coronavírus e HIV não tratado

Publicação: 7 de fevereiro de 2022

Segundo cientistas, pessoas com HIV não tratado ou sistema imune enfraquecido podem hospedar o Sars-CoV-2 por meses, facilitando mutações

Em busca de entender quais fatores estão contribuindo para o desenvolvimento de novas variantes do coronavírus, cientistas da University Stellenbosch, na África do Sul, investigam a relação entre a Covid-19 e o HIV não tratado. Vários estudos, incluindo um publicado pela equipe na última semana, mostram que pessoas com sistema imunológico enfraquecido – como pacientes com HIV que não recebem o tratamento corretamente – podem hospedar o vírus Sars-CoV-2 no organismo por meses, facilitando o processo de acúmulo de mutações.

O líder de pesquisa da universidade, Tongai Maponga, afirma que sua equipe está elaborando um estudo mais aprofundado para apoiar a hipótese. De acordo com ele, a tese se concentrará em dois elementos: em como o sistema imunológico desses pacientes lida com a infecção por Covid-19 e em provar se novas variantes podem surgir dessa maneira. Se este for o caso, a informação poderá auxiliar os diagnósticos e garantir que pessoas com aids recebam rapidamente o tratamento adequado para frear novas mutações.

Em entrevista à fundação sul-africana Desmond Tutu HIV, a professora Linda-Gayle Bekker explica que o sistema imunológico dessas pessoas seria capaz de se livrar do coronavírus mais rapidamente se estivesse em tratamento funcional contra a aids. Os cientistas estão ansiosos para obter mais resultados e evitar estigmatizar ainda mais as pessoas que vivem com o HIV, principalmente na África do Sul, onde as taxas da doença são elevadas em relação a outros países.

“A ligação entre pacientes imunossuprimidos e novas variantes de Covid-19 é uma hipótese altamente plausível” certifica o professor Salim Karim, um importante especialista em HIV e ex-presidente do comitê consultivo para Covid-19 do governo sul-africano.

Já foram detectados em hospitais sul-africanos dois casos que reforçam a hipótese. Em um deles, uma mulher com HIV teve diagnóstico positivo para Covid-19 por quase oito meses no início de 2021, e o coronavírus passou por mais de 30 alterações genéticas neste período. O brasileiro Túlio de Oliveira, chefe da equipe que constatou a existência da Ômicron, diz que “10 a 15” casos semelhantes foram encontrados em outras partes do mundo.

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/pesquisadores-vao-analisar-relacao-entre-coronavirus-e-hiv-nao-tratado

Comentários