portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Potencial Impacto do Mecanismo de Efluxo na Resistência aos Antimicrobianos do M. Tuberculosis e outras Micobactérias

Potencial Impacto do Mecanismo de Efluxo na Resistência aos Antimicrobianos do M. Tuberculosis e outras Micobactérias

Publicação: 26 de dezembro de 2018

(Pedro Almeida Silva – FURG)

O estudo apresentado pelo pesquisador Pedro Almeida e Silva mostra que as bombas de efluxo são mecanismos de resistência aos antimicrobianos usados no tratamento contra o bacilo da TB: Mycobaterium tuberculosis. As bombas são proteínas transportadoras que extraem substratos de dentro para fora da célula e alguns destes substratos são os antimicrobianos.

Anteriormente, as evidências eram levantadas em cepas de laboratório, mas, de alguns anos para cá, esse mecanismo vem sendo identificado em isolados clínicos. As análises expõem que o efluxo pode ser uma etapa prévia da resistência clínica e funcionar em sinergia com as mutações para aumentar o nível de resistência, participando do seu processo evolutivo. Há também a situação em que um sistema de efluxo, chamado de “bomba estrela”, pode estabelecer múltipla resistência, num quadro ainda mais crítico.

Alguns ensaios e modelos, desenvolvidos como resposta a este cenário, sinalizam a hipótese de que a utilização de inibidor de bomba não só reduz a resistência bacteriana como encurta o tratamento. Uma das maneiras estudadas é a competição. Usar o inibidor de bomba de efluxo para competir com o antimicrobiano pelos mesmos sítios dentro da bomba faz com que seja inibida a saída do antimicrobiano do interior da célula, o que confere maior potência ao antimicrobiano. Tais resultados sinalizar para novas abordagens do tratamento da TB resistente.

Comentários