portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Área de Pesquisa » Recursos Humanos

Recursos Humanos

Publicação: 17 de dezembro de 2018

Desde a sua formação, a Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE-TB) manteve ligações fortes com alguns dos principais programas de pós-graduação do país. Em 2003, a REDE-TB foi contemplada com um projeto PROCAD, da CAPES, intitulado REDE BRASILEIRA DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM TUBERCULOSE, reunindo 10 programas de PG em todo o […]

Desde a sua formação, a Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE-TB) manteve ligações fortes com alguns dos principais programas de pós-graduação do país. Em 2003, a REDE-TB foi contemplada com um projeto PROCAD, da CAPES, intitulado REDE BRASILEIRA DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM TUBERCULOSE, reunindo 10 programas de PG em todo o país, associando pesquisadores e docentes em torno dos objetivos do Instituto do Milênio REDE-TB. Um grande número de teses e dissertações foi supervisionado por docentes integrantes da REDE-TB desde 2002, quando a rede foi organizada. Levantamento feito pela coordenação da Área de Recursos Humanos da REDE-TB demonstrou uma contribuição marcante da rede na formação de recursos humanos de alto nível no período de 2002-2007. Utilizando-se o banco de teses e dissertações da CAPES, verificou-se que no período considerado, 36% de todas as dissertações e 45% das teses que tiveram como tema “tuberculose” foram orientadas por pesquisadores integrantes da REDE-TB. Se for considerado apenas o período mais recente, 2005-2007, 56% de todas as teses foram orientadas pelos pesquisadores da Rede.

Tal crescimento já fora apontado pelos integrantes da Rede em artigo publicado recentemente (Fig. 1):

*Informações não disponíveis para teses e dissertações em 2005 e 2006. Fontes: Medline, Scielo, CAPES, novembro 2006.
Kritski et al. Rev. Saúde Publ. 2007; 41 (suppl.):9-14.

O treinamento de recursos humanos de alto nível para a pesquisa e a docência é um dos objetivos maiores da REDE-TB. A REDE-TB usa as estruturas existentes das maiores universidades brasileiras para cumprir esta missão, mas também desenvolveu suas próprias experiências. Uma da mais bem sucedidas tem sido financiada pelos National Institutes of Health dos Estados Unidos, através do Fogarty International Center, com o projeto “International Clinical, Operational and Health Systems Research in AIDS and Tuberculosis” (ICOHRTA AIDS/TB). Este programa foi financiado através de processo altamente competitivo e reúne as instituições da REDE-TB e as Universidades Johns Hopkins, Cornell e Berkeley. O presente ciclo de financiamento vai de 2005 a 2010. A Fig. 2 descreve a estrutura matricial de gestão do programa:

Desde outubro de 2005, o projeto ICOHRTA treinou mais de 800 pessoas, muitas delas participando de mais de um evento de treinamento, que juntos tiveram 1.300 participantes. O treinamento é dirigido principalmente para profissionais de saúde que atuam no SUS, de modo a prepará-los para participar de pesquisa clínica e operacional. Os cursos são organizados de forma piramidal, de crescente complexidade, com uma base larga de cursos instrumentais para a pesquisa. A Fig. 3 mostra a estrutura piramidal e o número de treinandos em seus diversos níveis:

Fig 3: ESTRUTURA PIRAMIDAL DOS CURSOS DO ICOHRTA AIDS/TB E TREINANDOS ATÉ JULHO 2008

Além destas atividades, a REDE-TB ainda participa do desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Pós-Graduação. O Prof. Lapa e Silva, coordenador da Área de Recursos Humanos da REDE-TB é também Coordenador da Área de Medicina 1 da CAPES, para o período 2008-2011.

Informações sobre Projeto Icohrta, contatar:
Sra Natália Lapa
Coordenadora acadêmica- projeto ICOHRTA
Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa
HUCFF-UFRJ
TEL: (21) 2562 2669
natalialapa@hucff.ufrj.br

Comentários