portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » REDE-TB manifesta apoio à pesquisadora Margareth Dalcolmo, atacada pela Federação Nacional das Escolas de Samba

REDE-TB manifesta apoio à pesquisadora Margareth Dalcolmo, atacada pela Federação Nacional das Escolas de Samba

Publicação: 19 de janeiro de 2022

.

A Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose REDE-TB vem a público manifestar apoio à pesquisadora Margareth Dalcolmo mediante os questionamentos da Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba) em relação ao artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, na edição da sexta-feira (14), assinado pela pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na publicação, a cientista questiona a realização dos desfiles da escolas de samba em 2022 e fez a seguinte afirmação: “Lembremos que os primeiros casos de Covid-19 que tratamos — e algumas pessoas faleceram, em 2020 — foram oriundos dos desfiles nos sambódromos. Naturalmente, era o momento inicial, com pouco conhecimento sobre a dinâmica da doença e sem vacinas. Porém, diante da situação epidemiológica atual, quando a prioridade é reduzir transmissão e casos, além de vacinar as crianças, contamos com a decisão de saúde pública prevalecendo sobre interesses econômicos”.

O ataque perpetrado contra a pesquisadora não se limita apenas à ciência e aos cientistas, mas também afeta a saúde pública.O Carnaval é um evento que apresenta todas as condições para o recrudescimento da incidência da Covid-19 com as Consequências indesejáveis podem representar maior número de casos, hospitalizações, sequelas e mortes evitáveis, com os altos custos econômicos e sociais decorrentes. A REDE-TB lembra ainda a importância da ciência no combate à pandemia, que mostrou a sua importância para a sociedade. A crise gerada pela Covid-19 deixou claro para vários setores da sociedade que apenas a ciência é capaz de encontrar uma solução. Seria reconfortante a ciência estar errada nas previsões da pandemia no pós-carnaval, mas não há benefícios suficientes que superem os seus riscos.

Por fim, a REDE-TB ressalta seu total apoio à pesquisadora Margareth Dalcolmo, embaixadora da ciência no Brasil, escolhida Personalidade 2020 pelo Prêmio Faz Diferença, representando também seus colegas brasileiros que se destacaram pelo combate ao negacionismo.

Comentários