portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Saúde regional chama atenção sobre a prevenção da tuberculose

Saúde regional chama atenção sobre a prevenção da tuberculose

Publicação: 5 de outubro de 2021

.

Professores e acadêmicos do décimo semestre do Curso de Enfermagem da Universidade regional Integrada do alto Uruguai (URI) campos Erechim,, que estão realizando o estágio supervisionado II B, realizaram uma parceria com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Erechim e a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, para efetivar uma capacitação sobre tuberculose e exame PPD (prova tuberculínica). A iniciativa ocorreu no dia 14 de setembro e teve como objetivo identificar a imunidade para a tuberculose. Além dos acadêmicos e professores, participaram da capacitação os profissionais da equipe de Atenção Básica e Vigilância em Saúde de Erechim, Getúlio Vargas, Barão de Cotegipe e Nonoai.

As atividades iniciaram com uma explanação dos estudantes de Enfermagem sobre a conceituação da tuberculose e o bacilo que a transmite, dados epidemiológicos, população com maior risco de infecção, principais formas de transmissão, sinais e sintomas, importância da notificação e tratamento.

Dentre as formas de transmissão, além da contaminação entre humanos, foi destacado a importância de considerar a tuberculose bovina. Esta é causada por uma bactéria diferente da tuberculose humana, entretanto, é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida dos animais para o homem e neste caso se apresenta de forma mais aguda e grave.

A região norte e noroeste do Rio Grande do Sul são as regiões de maior concentração de casos de tuberculose bovina no Estado, devido a agropecuária e maior densidade de animais (produção leiteira), o que facilita a disseminação da doença. Conforme a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, em 2020 foram 3.263 casos novos de tuberculose bovina, com maior concentração de casos na região norte e noroeste do Estado. Um grande número de casos em animais aumenta a quantidade de contatos e infectados humanos, exigindo dos profissionais da saúde investigação e diagnóstico precoce, monitoramento, além de ações intersetoriais e multiprofissionais.

O Rio Grande do Sul tem apresentado uma taxa de incidência aproximada de 40 casos de tuberculose em humanos para cada 100 mil habitantes, superior à taxa de incidência do país (31,6 casos/100 mil habitantes).

No encontro, o Enfermeiro Rodrigo Edi Vargas, da Coordenadoria de Saúde, e a Enfermeira Ana Paula Zaions, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, explanaram sobre o teste PPD e o protocolo para sua aplicação e leitura. A apresentação foi seguida com atividade prática de aplicação do PPD entre os profissionais da saúde de Erechim e da Região e acadêmicos de Enfermagem da URI.

Conforme os Professores Eliana Buss, Irany Denti, Marciane Kessler e os Enfermeiros Ana e Rodrigo, é necessário fortalecer as campanhas de prevenção e diagnóstico precoce de doenças emergentes e transmissíveis como a tuberculose. Além disso, é necessário que os municípios tenham autonomia para conduzir estas atividades, o que facilita o acesso da população à saúde. Mas, para isso, os profissionais precisam estar capacitados para a aplicação do teste e posterior leitura.

Destacam, ainda, que essa atividade é fruto da parceria entre o ensino e o serviço, o que fortalece o SUS e onde acadêmicos, profissionais da saúde e toda a população sai ganhando, especialmente dos municípios do interior que possuem maior dificuldade de acesso à serviços e exames de diagnóstico.

Fonte: https://www.jornalbomdia.com.br/noticia/49907/saude-regional-chama-atencao-sobre-a-prevencao-da-tuberculose

Comentários