portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Sintomas e Tratamentos

Sintomas e Tratamentos

Sobre a Tuberculose

Tuberculose é uma doença infecciosa (que pode passar de uma pessoa para outra), micobact-TB transmitida por um microorganismo que é um tipo especial de bactéria, chamada Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, em homenagem ao seu descobridor, o alemão chamado Robert Koch.

Popularmente, ela é conhecida como ‘tísica’, ‘mancha no pulmão’ ou ‘pulmão fraco’. É uma doença que atinge os pulmôes, mas também pode atingir os rins, ossos, pleura, meninges, gânglios e outros órgâos, nessas casos a doença recebe o nome de tuberculose extrapulmonar.

Como se pega?

Quando uma pessoa com tuberculose pulmonar tosse, fala ou espirra, ela expele gotículas contaminadas com o bacilo. A pessoa que estiver próxima, ao respirar, pode inspirar o bacilo para o seu pulmão. Quando isso ocorre, dizemos que o bacilo foi transmitido de uma pessoa para outra.

O contato direto e permanente com o paciente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar, representa uma maior chance de infecção.

Não se pega tuberculose bebendo no copo ou utilizando o mesmo talher do paciente, desde que bem lavados.

Pessoas com as defesas naturais comprometidas, como os diabéticos e os infectados pelo vírus da AIDS, têm uma possibilidade maior de contaminação, por isso, devem estar mais atentas aos sintomas da tuberculose.

As precárias condições de vida, a desnutrição, o enfraquecimento por desgaste físico, o alcoolismo e o câncer também favorecem o desenvolvimento da tuberculose.

ilustração: http://www.acispes.com.br/img/tuberculose_1.jpg

 

Quando suspeitar?

Normalmente cospe sangue quem tem alguma doença pulmonar. Entretanto, várias doenças pulmonares podem causar hemoptóico (secreção pulmonar com sangue) ou hemoptise (cuspir sangue puro).

A tuberculose é apenas uma dessas doenças, ou seja, não é a única. Em caso de suspeita, deve-se imediatamente procurar um Posto de Saúde próximo à sua casa e informar seus sintomas ao médico.

Para confirmar se o paciente realmente tem tuberculose, o médico poderá solicitar uma radiografia do tórax (‘chapa’ do pulmão) e o exame do escarro (baciloscopia).

Ilustração: http://contasabertas.uol.com.br/noticias/imagens/foto%20tuberculose.GIF

 

Como prevenir e controlar?

O tratamento dos doentes é a melhor forma de se evitar a disseminação da tuberculose, pois quanto mais rápido for feito o diagnóstico, menor será a chance de disseminar a doença para outras pessoas.

Quando há um doente em casa, as condições da habitação são importantes para diminuir o contágio.

Mantenha a casa limpa, ventilada e deixe o sol entrar. Para os portadores do bacilo, uma boa alimentação diminui o risco de adoecer e aumenta a possibilidade de cura.

Alimentar-se bem é fundamental.

A vacinação com BCG (bacilo de Calmette-Guérin), aplicada em crianças recém-nascidas, não protege contra o contágio, mas evita formas graves da doença.

Foto: http://www6.ufrgs.br/revistaoca/anteriores/2006_01/imagens/prato3.jpg

 

Tipos de tuberculose

A tuberculose não é uma doença exclusivamente pulmonar, isto é, que atinge apenas os pulmões. Ela também se manifesta em outros órgãos e, nesse caso, é chamada de tuberculose extrapulmonar e pode ocorrer nos linfonodos, no sistema urogenital, nos ossos, nas articulações, no fígado, no baço, no sistema nervoso central e na pele.

Os sinais e sintomas associados a cada uma dessas localizações são variados e dependentes do órgão acometido e do estado imunológico do indivíduo.

 

Ilustração: http://www.zaroio.com.br/i/o/200806110257206.jpg

 

Quais os sintomas?

Os principais sintomas da tuberculose são tosse com catarro (por mais de 15 dias), febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, indisposição e mal-estar.

Como tratar?

O tratamento é feito com a combinação de diferentes tipos de medicamentos.

A duração é de seis meses e pode curar praticamente todos os casos.

Já no primeiro mês, a pessoa sente-se muito melhor, mas é imprescindível não interromper o tratamento, pois os sintomas voltam e o bacilo se tornará resistente aos medicamentos utilizados. Por isso, o tratamento não pode ser interrompido.