portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » TB e Depressão – Visão Geral

TB e Depressão – Visão Geral

Publicação: 26 de dezembro de 2018

(Anikka Sweetland – Universidade de Columbia)

Aproximadamente metade das pessoas com tuberculose tem depressão. E a tuberculose pode causar depressão assim como a depressão pode causar tuberculose. O estudo desenvolvido pela pesquisadora Annika Sweetland busca compreender como se dá a relação entres as duas enfermidades e o fator pobreza, por meio do novo marco teórico denominado Syndemic, e pensar formas de melhor diagnosticar e tratar estes pacientes.

Um quadro é considerado sindêmico quando duas ou mais condições de naturezas biológica e social (vulnerabilidade e constrangimentos sociais, aspectos nutricionais, efeitos secundários do próprio tratamento, etc) atuam sinergicamente para piorar a enfermidade. Nesse caso, os resultados costumam ir no mesmo caminho: fracasso e abandono do tratamento, resistência à medicação, transmissão da doença a terceiros e morte.

A pesquisa levanta quais as necessidades e os problemas, práticas, protocolos e a receptividade dos programas de controle de TB em mais de 25 países para integrar o tratamento da depressão ao da tuberculose. Em entrevistas, coordenadores disseram que a barreira mais frequente é a falta de capacitação e a maioria concorda que a integração é muito provável. Esse retorno vai ao encontro da estratégia da OMS.

Um grupo de trabalho da pesquisa também busca levantar junto a pacientes e pesquisadores o que está e o que não está funcionando para criar uma base de evidências práticas, que podem ser incluídas num guia para os programas de controle de TB.

PDF: Prevalence of depression among patients with suspected tuberculosis at the Health Center of Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brazil

Comentários