portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Teste rápido de tuberculose é indicado a pessoas com quadro grave de Aids; entenda

Teste rápido de tuberculose é indicado a pessoas com quadro grave de Aids; entenda

Publicação: 25 de abril de 2023

Teste especial de alta eficácia, que oferece resultado rápido, é indicado para a população com grave comprometimento imunológico e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS)

Cerca de um quarto da população mundial está infectada com o agente causador da tuberculose, a bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Desde total, de 5% a 10% vão desenvolver a doença durante a vida, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre as pessoas vivendo com HIV/Aids, a chance da infecção evoluir para a forma ativa da tuberculose é de 15 a 21 vezes maior do que entre a população geral.

Um teste especial de alta eficácia, que oferece resultado rápido, é indicado para a população com grave comprometimento imunológico. Em março, o Ministério da Saúde distribuiu 13,9 mil testes desse tipo, chamado tecnicamente de fluxo lateral para detecção de lipoarabinomanano (LF-LAM).

De acordo com o ministério, a tuberculose é a principal causa de morte nessa população. Nesse contexto, o diagnóstico e tratamento oportunos são capazes de reduzir essas taxas.

O teste rápido pode ser realizado diretamente nos serviços de saúde, facilitando e otimizando o diagnóstico. O teste ‘point-of-care’ utiliza amostras de urina do paciente e o resultado sai em cerca de 25 minutos.

“Quando se trata de doenças que foram invisibilizadas, como o HIV/Aids, ou que acometem pessoas mais vulneráveis, como a tuberculose, todas as ações que promovam acesso facilitado e universal ao diagnóstico, como o caso do LF-LAM, tornam-se fundamentais para estabelecer os pilares de controle e eliminação das doenças”, avalia o diretor do Departamento de HIV/aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Draurio Barreira, em comunicado.

Diferentemente dos métodos tradicionais de diagnóstico da doença, o LF-LAM apresenta uma sensibilidade aprimorada em casos de pessoas com HIV/Aids e tuberculose.

Contexto da doença

A tuberculose é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora também possa acometer outros órgãos ou sistemas do corpo.

transmissão acontece por meio da tosse, fala ou espirro de pessoas com a doença ativa.

Os sintomas clássicos são tosse persistente, seca ou produtiva; febre alta diária e com predomínio no final da tarde (vespertina); suores noturnos e emagrecimento. A tuberculose também pode permanecer “adormecida” (latente). Nestes casos, a pessoa infectada não desenvolve a doença, embora possa apresentá-la em algum momento da vida.

Em 2022, cerca de 78 mil pessoas adoeceram por tuberculose no Brasil. O número representa um aumento de 4,9% em relação à 2021, segundo o ministério. A meta da pasta é alcançar as populações prioritárias e mais vulneráveis para doença, como pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, pessoas vivendo com HIV/Aids, imigrantes e comunidades indígenas.

Uma das principais formas de proteção contra casos graves da tuberculose é a vacina BCG, recomendada pelo Calendário Nacional de Vacinação logo após o nascimento. Nos últimos anos, houve uma redução da cobertura vacinal. Até 2018, o índice de vacinação se mantinha acima de 95%. A partir de 2019, a cobertura não ultrapassou os 88%. Essa queda representa aumento do risco de transmissão da doença.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/teste-rapido-de-tuberculose-e-indicado-a-pessoas-com-quadro-grave-de-aids-entenda/

Comentários