portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Sem categoria » Tuberculose: Uma triste realidade dos nossos tempos

Tuberculose: Uma triste realidade dos nossos tempos

Publicação: 17 de dezembro de 2018

Para chamar a atenção das autoridades de saúde e chegar mais próximo dos pacientes de tuberculose, o pneumologista Blancard Torres, referência internacional no combate à doença, lança no Brasil, neste sábado (20), o livro “Tuberculose: Uma triste realidade dos nossos tempos”, no Pátio de Casa Amarela. A obra foi previamente distribuída no último dia 13 […]

Para chamar a atenção das autoridades de saúde e chegar mais próximo dos pacientes de tuberculose, o pneumologista Blancard Torres, referência internacional no combate à doença, lança no Brasil, neste sábado (20), o livro “Tuberculose: Uma triste realidade dos nossos tempos”, no Pátio de Casa Amarela. A obra foi previamente distribuída no último dia 13 de novembro, em Cabo Verde, na África, e já começou a ser trabalhada com populações de vários países do continente.

Clique aqui para baixar o livro e conferir o conteúdo na íntegra

Segundo o autor, a publicação, de 70 páginas, será distribuída gratuitamente à população e foi produzida como uma forma de diálogo direto com o paciente. “São cem perguntas fundamentais a respeito da doença, respondidas de uma forma que possa ser facilmente assimilada pela população. A ideia é chegar até esse público e conscientizá-los, já que hoje curamos apenas 70% dos pacientes, abaixo do índice mundialmente recomendado, que é de 85%”, explica.

Torres ainda defende uma atuação mais ativa dos órgãos de saúde, que deveriam não apenas tratar o paciente, mas todas as pessoas em seu convívio, como forma de identificar a doença precocemente. “Registramos uma queda de 26% da incidência da tuberculose nos últimos anos, mas ainda estamos abaixo de países da África! É preciso comprometimento. Hoje temos pelo menos 10 pacientes em Pernambuco, com o bacilo multiresistente, que são praticamente incuráveis. Essa é uma realidade que não pode se desenvolver”, alerta.

Comentários