portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Unidos pelo Fim da Tuberculose: uma resposta global forte a uma epidemia global

Unidos pelo Fim da Tuberculose: uma resposta global forte a uma epidemia global

Publicação: 26 de julho de 2021

Monitora TB – Monitoramento da Sociedade Civil

Em setembro de 2018 a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou a 1ª Reunião de Alto Nível sobre Tuberculose ( High Level Meeting on Tuberculosis). 

Pela primeira vez os Estados-membros  se encontraram em uma Reunião de Alto Nível para demonstrar liderança política e compromisso para acabar com a tuberculose (TB) até 2030.

Ao final foi divulgada uma declaração “Unidos pelo Fim da Tuberculose: uma resposta global forte a uma epidemia global”, foi um passo importante para o combate ao estigma, à discriminação e à garantia de testagem, tratamento e benefícios sociais nas agendas dos governos.

As organizações comunitárias se organizaram visando monitorar a declaração a incluir nestas as políticas elencadas na  ” Declaração Conjunta das Comunidades Afetadas” , documento elaborado pelas representações da sociedade civil no evento, há um apelo para que, além dos compromissos atualmente delineados na Declaração Política, os governos se comprometerem a garantia de acesso a diagnóstico, tratamento e prevenção, que a resposta a tuberculose seja equitativa, baseada em direitos e centrada nas pessoas e sejam investidos fundos necessários, além de outros pontos.

Monitoramento TB no Brasil

Este projeto tem como foco promover ações de advocacy, com base em atividades de monitoramento e avaliação, para o controle mais efetivo da tuberculose e da coinfecção TB/HIV, no Brasil, executando as seguintes atividades:

a. Elaboração de uma plataforma onde ficará disponível um repositório com informações consideradas relevantes pela equipe coordenadora: vídeos, artigos e outros formatos de comunicação e memória, experiências exitosas locais e de outros países. As informações mais técnicas com uma linguagem acessível a todos os públicos e sempre na língua nativa, português. Este espaço será também utilizado para perguntas e respostas sobre dúvidas frequentes com a interação entre os pares.

b. Elaboração de diagnóstico situacional a partir de aplicação de inquérito 

c. Desenvolvimento de capacitações e monitoramento de indicadores associados aos compromissos de enfrentamento da TB

d. Elaboração de relatórios e de manual de monitoramento. Todos os relatórios de cada atividade se encontrarão alocados na plataforma. 

Fonte: https://www.monitoratb.org/?fbclid=IwAR1LUTtLmSrMJtedz_grL7ytqoXjw0RGT3_lheNBAAsN4KpFGzA6nNGSDsI

Comentários