portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Uso de Novas Tecnologias para Diagnóstico de TB – Resultados Preliminares de uma Plataforma Portátil de qPCR

Uso de Novas Tecnologias para Diagnóstico de TB – Resultados Preliminares de uma Plataforma Portátil de qPCR

Publicação: 26 de dezembro de 2018

(Alexandre Costa – IBMP- Fiocruz – PR)

O pesquisador da Fiocruz, Alexandre Costa, apresentou os resultados preliminares de uma plataforma portátil de qPCR, o “Q3”, que visa atender os diferentes níveis de atenção ao paciente. O objetivo é que o equipamento ofereça não só facilidade de operação, como é o caso de outros modelos já utilizados, mas, principalmente, possa ser carregado e utilizado sob qualquer condição. Nesse sentido, um Point of Care (POC) se torna um “Point of Need”, com mobilidade para atender os pontos de necessidade.

A ideia é que esta plataforma seja um equipamento simples, capaz de realizar uma reação de detecção molecular em TB em qualquer lugar. O “Q3” é do tamanho de uma máquina de cartão de crédito e opera com um chip de silício.
Em 2015, por meio do apoio da Rede TB, os pesquisadores responsáveis fizeram a comparação da reação padrão realizada com o “Q3” e o ABI7500, plataforma similar oferecida no mercado, utilizando reagentes importados e reagentes produzidos no Paraná e o resultado foi muito satisfatório. As curvas dos equipamentos possuem sensibilidades comparáveis. Na nova etapa de testes, alguns pontos da curva de calibração estão sendo repetidos, mas desta vez com um passo à frente, com os equipamentos em Porto Alegre, em um ambiente diferente, outro laboratório, outras pipetas.

Comentários