portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Agradecemos à Dra Ethel Maciel por sua dedicação e trabalho incansável à frente da nossa REDE-TB

Agradecemos à Dra Ethel Maciel por sua dedicação e trabalho incansável à frente da nossa REDE-TB

Publicação: 16 de janeiro de 2023

.

A Assembleia Geral Extraordinária da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose, REDE-TB, reunida em 04 de janeiro de 2023, aprovou por unanimidade moção de congratulações à sua Presidente, Professora Ethel Leonor Noia Maciel, por sua nomeação para exercer o cargo de Secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, desejando sucesso em sua administração.

Agradecemos à Dra Ethel Maciel por sua dedicação e trabalho incansável à frente da nossa Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose, REDE-TB. Nesses últimos anos, ao longo da sua gestão, testemunhamos dias muito difíceis. Além de uma crise sanitária sem precedentes trazida pela COVID-19, vivenciamos uma crise político- econômica, ética, de empatia e de compromisso social com o bem

comum e com o nosso Sistema Único de Saúde (SUS). Vimos a negação da ciência e atentados fascistas à democracia, além da negação ao direito de posse de uma mulher democraticamente eleita reitora pela primeira vez na Universidade Federal do Espírito Santo. Neste sentido, celebramos a sua nomeação e gostaríamos de externar as nossas Boas Vindas, Secretária Ethel! Sabemos o quanto isso representa no reconhecimento da sua luta e história, conforme seus princípios e valores em prol da democracia, da equidade de gênero e embate às forças e valores patriarcais, tão arraigados na cultura brasileira. Além de, essencialmente, ser uma ferrenha defensora do SUS, de acesso universal, integral e gratuito.

Desejamos todo o sucesso neste novo desafio, que também é nosso, de reconstrução do País. Vai com força defender o espaço da mulher na ciência e gestão, para um mundo menos patriarcal. Segue acreditando nas construções coletivas, valorizando a pluralidade e a interlocução continua com todos, todas e todes os segmentos sociais, marca constante de suas gestões. Não temos dúvidas do teu compromisso com a defesa da democracia e de uma sociedade mais justa e ética. Sabemos muito da sua competência nessa direção.

Rio de Janeiro, 13 de Janeiro de 2023.

Rede Brasileira em Pesquisas em Tuberculose, REDE-TB

Apoio:

Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT)

Forúm ONGs Aids do RS (FOARS)

Parceria Brasileira contra a Tuberculose Stop/TB Brasil

Redes de Brasileira de Comitês Tuberculose

Rede de Mulheres Negras para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (RedeSSAN)

Rede Nacional de Pessoas Trans-Brasil Rede Trans Brasil

Rede Nacional de Mulheres Travestis e Transexuais e Homens Trans Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS (RNT THP)

FOAESP – Fórum ONG/Aids SP

CCAP TB BR

Anaids – Articulação Nacional de Luta Contra a Aids

ART TB – Articulação Nacional

Rede Brasileira de Enfermagem

Comentários