CE: HSJ desenvolve projeto que promove bem-estar e oferece lugar de escuta a pacientes internados com tuberculose
.
A rotina de uma pessoa internada para tratamento da tuberculose pode ser entediante e, muitas vezes, solitária, já que a doença demanda isolamento por conta do risco de contágio da infecção. Com o objetivo de levar bem-estar e oferecer lugar de escuta a esses pacientes, o Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) referência no tratamento de pessoas com HIV e coinfecção por tuberculose (TB), desenvolveu o projeto “Canto de Esperançar”.
A iniciativa promove encontros semanais entre os pacientes de TB, internados por complicações da doença, e as equipes interdisciplinares do hospital. Ao longo do mês de maio, foram realizadas cinco oficinas pelos setores de Serviço Social, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia e Farmácia, sobre temas que envolviam direitos e cidadania; redução de danos a sexualidade e adesão aos medicamentos e saúde bucal; além de técnicas como aquarela e origami. Para o mês de junho, estão previstos novos encontros com a Enfermagem e a Nutrição do HSJ.
A gerente do Serviço Social do HSJ, Elisabeth Amaral, e as assistentes sociais Charliane Gonçalves e Francione Carvalho são responsáveis pela idealização do projeto. “Pensamos nesse nome ‘canto’ no sentido simbólico de canto da música e também no sentido de lugar, para que (a ala de pacientes internados com TB) se torne canto de esperanças e as pessoas não venham para cá só esperar serem tratadas. Esperamos que aqui seja um lugar no qual as pessoas tenham esperança de cura e mais dignidade para elas”, explica a assistente social Francione Carvalho.