portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Com um caso de tuberculose a cada três dias em 2020, Piracicaba realiza busca ativa por portadores

Com um caso de tuberculose a cada três dias em 2020, Piracicaba realiza busca ativa por portadores

Publicação: 31 de março de 2021

Foram 116 diagnosticados com a doença no ano passado, enquanto em 2021 já são 32. Sintomáticos podem procurar unidade de saúde da cidade até dia 29 para realizar exame.

Piracicaba (SP) registrou um caso de tuberculose a cada três dias em 2020, na média. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram 116 diagnosticados no ano passado, enquanto em 2021, já são 32.

O Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic), órgão da pasta, realiza campanha de busca ativa de casos até o dia 29 deste mês. A ação integra o Programa Municipal de Controle da Tuberculose em parceria com o Departamento de Atenção Básica.

O objetivo da campanha é identificar precocemente os casos bacilíferos – pessoas portadoras da doença – e, dessa maneira, oferecer o tratamento adequado e interromper a cadeia de transmissão da doença.

A recomendação é para que os sintomáticos respiratórios – pessoas com tosse por duas semanas ou mais – procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa para realizar a pesquisa de tuberculose por meio do exame do escarro.

“A campanha, que acontece em dois períodos do ano, é uma estratégia que visa a busca ativa dos casos bacilíferos, além de levar informações para a população sobre a tuberculose e seu impacto para a Saúde Pública”, informa o médico Eduardo Rebeis, coordenador do programa.

A enfermeira do Cedic Karina Contiero lembra que mesmo fora de campanha deve-se investigar todo caso suspeito.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. Além de tosse, outros sintomas podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço.

A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. No Brasil, a cada ano são notificados, aproximadamente, 70 mil casos novos.

Tratamento

A tuberculose tem cura e o tratamento dura, no mínimo, seis meses. É gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A estratégia do tratamento é o Tratamento Diretamente Observado (TDO), que consiste na ingestão diária dos medicamentos da tuberculose pelo paciente, sob a observação de um profissional da equipe de saúde.

Transmissão

A transmissão da tuberculose se dá pelas vias áreas, a partir da inalação de aerossóis. Ao falar, espirrar e principalmente ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos e que podem ser aspirados por outros indivíduos levando à infecção.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2021/03/20/com-um-caso-de-tuberculose-a-cada-tres-dias-em-2020-piracicaba-realiza-busca-ativa-por-portadores.ghtml?fbclid=IwAR0vJV-77QhOCi6IqnD_bHEt9s6hY-FztmBTEESn5yi3GvZV_0jM8XgahPA

Comentários