portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Dia Mundial da Tuberculose: como sequenciamento genético está contribuindo para erradicação da doença

Dia Mundial da Tuberculose: como sequenciamento genético está contribuindo para erradicação da doença

Publicação: 1 de abril de 2024

.

Em 2023, a OMS anunciou a recomendação do uso da tecnologia para diagnóstico de pacientes que possuem resistência a antibióticos. Esse foi um passo importante para a ampliação da discussão acerca da genômica na detecção, identificação e erradicação da doença.

“O Sequenciamento Genético tem um papel fundamental na vigilância sanitária e na identificação do perfil de resistência a medicamentos”, destaca Vagner Simões, Country Manager da Illumina no Brasil.

Ele completa que a tecnologia permite que seja possível analisar a variação genética da doença e rastrear possíveis surtos e eventos de transmissão. Quanto ao impacto na identificação de resistência, Fernando Rivadavia, gerente do time de Genomics Specialists da Illumina na América Latina, explica que o NSG é a alternativa tecnológica mais avançada para a detecção e, consequentemente, permite uma resposta mais ágil para auxiliar no tratamento.

“A agilidade é o principal benefício desse tipo de exame, já que o resultado sai em poucos dias identificando o patógeno e os marcadores de resistência importantes para o tratamento, enquanto os testes baseados em cultura podem demorar mais de 6 semanas para gerar um resultado, que inclusive pode ser inconclusivo”, completa.

Atualmente, o Brasil conta com o “Plano Brasil livre da tuberculose”, que possui 4 fases de execução. As metas são: alcançar uma redução de 90% do coeficiente de incidência da TB e uma redução de 95% no número de mortes pela doença no país até 2035.

Saiba mais: https://newslab.com.br/dia-mundial-da-tuberculose-como-sequenciamento-genetico-esta-contribuindo-para-erradicacao-da-doenca/

Comentários