Do combate à tuberculose à prevenção de desastres, parceria entre UFF e prefeitura gera inovações para Niterói
Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados já resultou em 180 projetos na cidade
Com o lançamento do edital do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), o ano de 2020 representou o início de uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), a prefeitura de Niterói e a Fundação Euclides da Cunha (FEC) que vem rendendo frutos até hoje. De acordo com o reitor da UFF, Antonio Claudio da Nóbrega, são cerca de 180 projetos aplicados, que promoveram soluções para desafios concretos e prioritários da cidade.
O projeto Niterói Livre de Tuberculose, que capacitou profissionais da saúde no enfrentamento à doença, é um dos destaques da parceria. De acordo com Claudete Aparecida Araújo Cardoso, professora da Faculdade de Medicina da UFF e coordenadora do programa, o Brasil está entre os 30 países com maior número de casos de tuberculose no mundo, e o Rio de Janeiro é o terceiro estado no país com mais diagnósticos. Para a professora, a iniciativa contribuiu para o controle da doença na cidade.
— As capacitações ocorreram no Centro de Atendimento e Referência Mazinni Bueno, na UFF, em Niterói, de agosto de 2022 a dezembro de 2023. Houve 30 capacitações, sendo treinados 482 profissionais. Quando comparados os resultados pré e pós-teste, 88% dos profissionais apresentaram melhora de aproveitamento na qualidade do atendimento aos pacientes com histórico de tuberculose após a realização da capacitação — explica a professora.