portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Doenças negligenciadas na Amazônia são discutidas em workshop no Inpa

Doenças negligenciadas na Amazônia são discutidas em workshop no Inpa

Publicação: 14 de maio de 2024

.

Até o dia 1º de agosto, Manaus receberá o 1º Workshop Brazil VERDE: Vitalizing Efforts to Resist Diseases Effectively in Traditional Amazonian Communities (Vitalizando Esforços para Resistir às Doenças Efetivamente, em tradução livre), com o objetivo de sensibilizar, discutir e propor soluções para os principais desafios de saúde que afetam populações amazônicas, com foco especial em doenças negligenciadas. O evento é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e da Universidade Imperial College London, promovida pelo Programa Amazônia +10 em colaboração com o British Council e a participação do Global Health Hub.

O Workshop reconhece a importância de identificar os determinantes da transmissão de doenças infecciosas em diferentes contextos ecológicos, utilizando abordagens eficazes para informar políticas de controle. Entre as doenças infecciosas negligenciadas estão tuberculose, HTLV (Vírus T-Linfotrópico Humano do Tipo 1 e 2), malária, arboviroses, infecções virais emergentes e reemergentes.

Aberto ao público em geral interessado no assunto, o Brazil Verde terá dois momentos de atividades: uma parte fechada apenas para monitoria de pesquisadores selecionados previamente e outra aberta ao público inscrito, que será realizada no Auditório da Ciência, localizado no Bosque da Ciência, campus I do Inpa.

De acordo com um dos coordenadores do Brazil Verde, o pesquisador do Inpa Gemilson Pontes, o workshop vai além de um evento informativo, já que oferece uma plataforma estratégica para a divulgação dos desafios e demandas das populações tradicionais da Amazônia. “A iniciativa proporcionará oportunidades para estabelecer parcerias valiosas e explorar colaborações futuras entre diferentes instituições, líderes e ativistas indígenas e pesquisadores, tanto nacionais quanto internacionais. Essa união de esforços é fundamental para construir um futuro mais saudável para as comunidades da região”, explica Pontes.

Saiba mais: https://imediatoonline.com/saude/doencas-negligenciadas-na-amazonia-sao-discutidas-em-workshop-no-inpa/

Comentários