portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Dra. Ethel Maciel deixa presidência da REDE-TB para assumir Secretaria no Ministério da Saúde

Dra. Ethel Maciel deixa presidência da REDE-TB para assumir Secretaria no Ministério da Saúde

Publicação: 3 de janeiro de 2023

Agradecimento à Dra Ethel, por suas contribuições frente à REDE-TB, que neste 02 de janeiro, assume a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente

Agradecemos à Profa Dra Ethel Maciel por sua dedicação e trabalho incansável à frente da nossa Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose REDE-TB. Nesses últimos anos, ao longo da sua gestão, testemunhamos dias muito difíceis. Além de uma crise sanitária sem precedentes trazida também pela COVID-19, vivenciamos uma crise político-econômica, falta de ética, de empatia e de compromisso social com o bem comum e com o nosso Sistema Único de Saúde (SUS). Vimos a negação da ciência e atentados fascistas à democracia, além da negação ao direito de posse de uma mulher democraticamente eleita pela primeira vez na Universidade Federal do Espírito Santo.

Nossa solidariedade a você, Ethel, pois sabemos o que isso representou na sua luta e história, conforme seus princípios e valores em prol da democracia, da equidade de gênero e embate às forças e valores patriarcais, tão arraigados na cultura brasileira. Na luta incessante pelo nosso propósito e missão, fomos testemunhas da violação e negação dos Direitos notadamente àquelas que são a razão da nossa existência enquanto Rede e é para elas que lutamos tanto; seja na pesquisa, na ciência, nos movimentos da sociedade civil: as pessoas com TB. Pessoas que, em sua maioria, estão envoltas à situação social precária, de miséria, com vínculos familiares destroçados.

Pessoas em situação de rua, confinadas, quilombolas, indígenas, que vivem em situações de subumanidade e são totalmente invisíveis aos olhos do Estado. A elas dedicamos, cotidianamente, o nosso trabalho. Ethel, hoje nós só gostaríamos de agradecer pelo excelente trabalho prestado na gestão como Presidente da REDE-TB. Desejamos todo sucesso nessa luta, que também é nossa. Vai com força defender o espaço da mulher na ciência e gestão, para um mundo menos patriarcal. Dar voz àqueles que pouco ou nada têm, na luta por um mundo mais justo e eticamente comprometido. Sabemos muito da sua competência nessa direção.


Assinado
Coletivos da REDE-TB

Comentários