portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Edital seleciona profissionais de saúde para Curso de Capacitação no Tratamento da Tuberculose

Edital seleciona profissionais de saúde para Curso de Capacitação no Tratamento da Tuberculose

Publicação: 23 de janeiro de 2024

.

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), seleciona profissionais de saúde para o Curso de Capacitação Profissional em Intersetorialidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no tratamento da tuberculose. Ao todo, são 100 vagas distribuídas entre as Regionais de Saúde no Espírito Santo.

O curso, ofertado pelo Observatório de Tuberculose no Espírito Santo (Observa TB), projeto do ICEPi em parceria com o Laboratório de Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tem como público-alvo profissionais de saúde que atuam em todos os níveis de atenção do SUS, especialmente os que atuam com pacientes diagnosticados com a doença, bem como assistentes sociais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

As inscrições começaram nessa quinta-feira (18) e vão até o dia 29 de janeiro, pelo site https://icepi.es.gov.br/editais/abertos. O edital ICEPi/SESA Nº 008/2024 pode ser consultado no mesmo endereço eletrônico.

O curso tem carga horária de 120 horas e acontecerá em formato semipresencial. O principal objetivo é formar os profissionais sobre os determinantes sociais da tuberculose e a importância da interação eficaz entre o SUS e o SUAS para o tratamento da doença. A aula inaugural acontece nos dias 4 e 5 de março na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus Maruípe, em Vitória.

Observatório de Tuberculose no Espírito Santo

O Observatório de Tuberculose no Espírito Santo (Observa TB) é desenvolvido pelo ICEPi, em parceria com o Laboratório de Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para realizar pesquisas e a formação de profissionais da saúde, além de criar tecnologias para o enfrentamento da doença. O projeto integra o Programa de Qualificação das Redes de Vigilância em Saúde (PQRVS).

Entre as estratégias desenvolvidas pelos profissionais que atuam no Observa TB, tem-se a formação dos profissionais da saúde quanto à doença, incluindo a análise, por meio de pesquisa documental, de iniciativas de proteção social passíveis de serem aplicadas à população com tuberculose.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br  

Fonte: https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/edital-seleciona-profissionais-de-saude-para-curso-de-capacitacao-no-tratamento-da-tuberculose

Comentários