portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Em conferência livre de saúde, sociedade civil debate sobre tuberculose e HIV/aids

Em conferência livre de saúde, sociedade civil debate sobre tuberculose e HIV/aids

Publicação: 25 de abril de 2023

Evento será remoto dias 19 e 20 de maio

Numa iniciativa de diversos coletivos que atuam no enfrentamento da tuberculose e do HIV/aids no Brasil, acontece nos dias 19 e 20 de maio a I Conferência Livre, etapa preparatória da 7ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho. Os organizadores querem debater os principais pontos destes importantes problemas de saúde pública, tanto nas formas individuais como na de coinfecção.

Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027. Também a conferência livre nacional pode eleger delegados e delegadas para a etapa nacional da 17ª CNS até o limite de representantes, de acordo com o número de participantes. “Quanto maior for a participação, maior será a chance de pautarmos este tema na etapa nacional”, afirma Maíra Guazzi da Rede Brasileira de Comitês para o Controle da Tuberculose. A idéia inédita é trabalhar a partir de dois eixos da 17 CNS: O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas e a garantia de direitos na defesa do SUS, da vida e da democracia.

Para Márcia Leão, do Fórum de ONG/aids do Rio Grande do Sul e da Parceria Brasileira contra a Tuberculose “na prática já trabalhamos com estas realidades nas bases, as políticas públicas devem refletir estas estratégias.” Também Amauri Ferreira Lopes da Articulação Nacional de Luta contra a aids (Anaids) entende que a união de forças em torno da valorização do SUS é fundamental para que qualquer garantia de atendimento a TB e a aids seja mantida ou ampliada”. Para o ativista a Conferência Livre é um “importante oportunidade para se planejar ações conjuntas neste sentido.”

SERVIÇO:

I Conferência Livre Nacional sobre TB e HIV/aids
19 de maio de 2023 (tarde)
20 de maio de 2023 (manhã)
Link a ser divulgado aos inscritos em breve

Inscrições: https://forms.gle/XwsVdVoyrvc1y6Xr8

Comentários