portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Enfrentamento à tuberculose em Aparecida é destaque nacional em publicação do Ministério da Saúde

Enfrentamento à tuberculose em Aparecida é destaque nacional em publicação do Ministério da Saúde

Publicação: 30 de janeiro de 2023

No total, 15 trabalhos de todo o País foram selecionados, sendo que Aparecida foi o único município goiano contemplado e será o representante da Região Centro-Oeste na iniciativa

Um projeto de profissionais da Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) foi selecionado para fazer parte de uma publicação nacional do Ministério da Saúde (MS) sobre experiências exitosas no enfrentamento da tuberculose no Brasil. O resultado da seleção, realizada por meio de edital público, foi publicado nesta sexta-feira, 20 de janeiro.

A premiação foi lançada no último 3 de novembro pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (DCCI/SVS) do MS. O objetivo do empreendimento é o de mapear iniciativas inovadoras e replicáveis desenvolvidas por serviços de saúde, principalmente coordenações estaduais e municipais de tuberculose, organizações da sociedade civil (OSC) e instituições de pesquisa.

O projeto selecionado, “Superando as barreiras na avaliação dos contatos de pacientes com tuberculose, uma atividade da Vigilância Epidemiológica de Aparecida de Goiânia”, foi produzido pelas enfermeiras Josiane Rodrigues Borges, Nathalia Athaides Ramos e Patrícia Maria de Oliveira com a colaboração de Kátia Sena da Costa, Naianny Fogaça de Souza e Daniela Fabiana Ribeiro. O trabalho é um relato de experiências e estratégias inovadoras na busca por contatos de pacientes ativos no tratamento de tuberculose.

Prevenção e diagnóstico precoce

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães parabeniza os profissionais envolvidos e ressalta que “nosso pessoal trabalha com dedicação e rigor técnico com foco na prevenção, realizando a busca ativa dos sintomáticos e promovendo o tratamento e acompanhamento dos que forem diagnosticados”. Nesse sentido, a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana Ribeiro, enfatiza que a SMS atua “incentivando o diagnóstico precoce da tuberculose para que os tratamentos sejam iniciados o mais cedo possível. Dessa forma, podemos reduzir complicações dessa doença que atinge os mais diferentes grupos populacionais. ”

Desafio para a Saúde mundial

A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis) transmitida de um doente com tuberculose pulmonar por exalação de aerossóis oriundos da tosse, fala ou espirro, com maior risco de propagação em ambientes fechados, escuros e pouco ventilados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a tuberculose está entre as dez maiores causas de morte no mundo. A meta global do órgão é reduzir em 95% o número de mortes por tuberculose B e em 90% a incidência até 2035.

Alerta para todas as idades

De acordo com a SMS, a tuberculose pode ser prevenida em crianças com a vacina BCG ofertada gratuitamente pelo SUS e que deve ser aplicada ao nascer, ou, no máximo, até os 4 anos de idade. O imunizante protege os pequeninos contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea. A pasta destaca que, para todas as idades, a prevenção consiste em evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, não utilizar objetos de pessoas contaminadas e manter as janelas e portas abertas para a circulação de ar.

Fonte: https://www.aparecida.go.gov.br/enfrentamento-a-tuberculose-em-aparecida-e-destaque-nacional-em-publicacao-do-ministerio-da-saude/

Comentários