portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Equipes de saúde de unidades penais participam de treinamento sobre metodologia de conscientização

Equipes de saúde de unidades penais participam de treinamento sobre metodologia de conscientização

Publicação: 16 de dezembro de 2020

A intenção foi orientar os servidores sobre o desenvolvimento das ações de educação em saúde, bem como, a distribuição dos materiais da campanha

Para auxiliar as equipes de saúde das unidades prisionais de Mato Grosso do Sul, foi desenvolvida uma oficina regional, por meio de videoconferência, sobre a conscientização acerca da prevenção da Tuberculose, HIV e Covid-19. A intenção foi orientar os servidores sobre o desenvolvimento das ações de educação em saúde, bem como, a distribuição dos materiais da campanha.

O trabalho integra o projeto nacional denominado “Prisões Livres de Tuberculose”, idealizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e apoio técnico do Ministério da Saúde. As ações educativas também se estendem aos custodiados, profissionais da saúde e servidores dos estabelecimentos penais.

Além disso, conta com apoio logístico da Agepen, por meio da Diretoria de Assistência Penitenciária e sua Divisão de Saúde Prisional, além do Ministério Público e Secretaria Estadual e municipais de Saúde.

O encontro virtual teve como objetivo oferecer treinamento técnico às equipes de saúde das unidades penais

Conforme a apoiadora institucional regional, Natália Trindade Azevedo Marques, a ideia principal foi apresentar modelos de ações que já foram executadas pelo projeto no estado para incentivar e sugerir ideias para que as equipes de saúde possam adequar à realidade de cada local.

“Foi um momento de troca de experiências muito bacana, com os integrantes das equipes dando ideias de atuação. A intenção era que todos participassem, tirassem as dúvidas e estabelecessem esse vínculo, para que pudéssemos auxiliar na execução das atividades mesmo que remotamente”, informou Natália.

Durante a live, também foi apresentado o projeto como um todo, a importância de cada material, além de explicar sobre os conteúdos audiovisuais que ainda estão sendo desenvolvidos pelo Depen, devido à pandemia.

Participaram do treinamento online a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Elaine Arima Xavier Castro; a chefe da Divisão de Saúde Prisional, Maria de Lourdes Delgado Alves; a gerente de Saúde do Sistema Prisional da SES, Martha Maria Torres Soares Goulart; a promotora de justiça, Renata Ruth Goya Marinho, que atua no Núcleo Criminal e Corregedoria do MPMS, além de participar da Comissão do Sistema Prisional do Conselho Nacional do Ministério Público; a infectologista, Mariana Croda, que coordenada o projeto de rastreamento da tuberculose entre os reeducandos; além de integrantes das equipes de saúde das unidades penais do estado e gestores de saúde municipais.

Conscientização

Com a distribuição de materiais informativos, o foco da iniciativa é orientar sobre os sintomas e formas de tratamento das doenças como Tuberculose, HIV e Covid-19, além de prevenir a proliferação, já que é de fácil transmissão. Com a pandemia do novo coronavírus, o tema também foi incluído no projeto, que já realiza campanhas de conscientização pelo segundo ano consecutivo no estado.

Em São Gabriel, as reeducandas participaram de palestra sobre Tuberculose

Para aproximação e melhor compreensão do público, estão sendo distribuídas canecas, canetas, agendas, cadernetas, pranchetas e fixação de cartazes nas unidades penais de todo o estado.

No Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste foi realizada palestra de orientação e prevenção da tuberculose para as reeducandas. No encontro, foram abordados sintomas, prevenção e importância do tratamento. Ao final, foram distribuídas canecas da campanha a todas as internas que cumprem pena na unidade.

A ação foi organizada pelo setor de saúde e psicossocial e também contou com a participação de servidores durante a palestra, os quais receberam kit educativo com informações sobre a doença.

Em Dois Irmãos, o assunto foi abordado juntamente com ações alusivas ao Novembro Azul

Em Jardim (foto principal), o tema foi abordado juntamente com a saúde do homem, em alusão à campanha Novembro Azul. Organizada pela Agepen, em parceria com a Secretaira Municipal de Saúde, a programação conscientizou os reeducandos sobre o câncer de próstata e a tuberculose.

Para o diretor do Estabelecimento Penal “Máximo Romero”, Júlio César Góes da Silva, através da parceria foi possível desenvolver atividades voltadas para a saúde, com foco na prevenção e orientação das doenças, seguindo o calendário nacional das campanhas de conscientização de doenças.

Já na Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti, a saúde masculina também foi destaque nas ações educativas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foi oferecido atendimento especializado aos internos com médico urologista; além disso, foram fornecidas orientações sobre prevenção e tratamento do câncer de próstata, sanadas dúvidas e realizados exames.

Durante o mês, também foram abordados sobre a tuberculose, visto que, em 17 de novembro, comemora-se o Dia Nacional de Combate à doença.

Fonte: https://www.acritica.net/editorias/geral/equipes-de-saude-de-unidades-penais-de-ms-participam-de-treinamento-so/491934/?fbclid=IwAR1cd4W8YCz_aURkswVL_uZ-4Ie2SPKLrlEG1eeRKz4IwESisb2W75giBl0

Comentários