Últimas Notícias

ES ocupa o segundo lugar em casos de tuberculose no Sudeste. Pesquisadores da Ufes explicam sintomas e tratamento

.

Ao longo de 2023, o Espírito Santo notificou 1.860 casos de tuberculose (TB), ocasionando 122 mortes pela doença, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). De acordo com o Ministério da Saúde, esses números colocam o estado como o segundo maior em incidência de tuberculose na região Sudeste (atrás somente do Rio de Janeiro) e em 12º no ranking nacional. Em todo o país, são notificados anualmente cerca de 80 mil casos de TB.

Os dados têm gerado preocupação entre os pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia (LabEpi/Ufes). Para a professora do Departamento de Enfermagem (DE) e coordenadora do LabEpi, Carolina Sales, os números mostram que o estado precisa aperfeiçoar o controle da tuberculose: “Isso é importante para diminuir a incidência da doença, acompanhar os casos a fim de garantir o tratamento completo e atingirmos as metas de eliminação até 2030 no Brasil”.

A equipe tem se mobilizado ainda mais para conscientizar a população capixaba e alertar sobre os principais cuidados, sintomas e tratamento da doença que, até a pandemia de covid-19, era a segunda maior causa de morte por um único agente infeccioso, perdendo apenas para o HIV/Aids. “Em 2022, a TB foi a segunda principal causa de morte no mundo por um único agente infeccioso, depois da covid-19”, lembra a enfermeira da Ufes e pesquisadora do LabEpi Geisa Fregona.

Naquele ano, quase 11 milhões de pessoas em todo o mundo adoeceram com tuberculose, doença que causou a morte de 1,3 milhão de indivíduos. O maior número de casos foi registrado em homens adultos, seguido de mulheres e crianças com menos de 15 anos. Porém, Fregona ressalta que a doença pode afetar quaisquer pessoas, independentemente de sexo ou idade.

Saiba mais: https://www.ufes.br/conteudo/es-ocupa-o-segundo-lugar-em-casos-de-tuberculose-no-sudeste-pesquisadores-da-ufes-explicam