portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Estudo sequencia DNA da tuberculose para buscar rapidez e eficácia do tratamento

Estudo sequencia DNA da tuberculose para buscar rapidez e eficácia do tratamento

Publicação: 13 de setembro de 2022

À CNN Rádio, a infectologista e pesquisadora da universidade de Oxford, Ana Luíza Gibertoni, explicou que há linhagens da doença que são resistentes à medicação

Uma pesquisa liderada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, com participação da Fiocruz e do Instituto Adolfo Lutz, sequenciou o genoma da tuberculose.

Foram coletadas mais de 15 mil amostras da bactéria que causa a doença e o resultado mostrou que mais da metade das cepas é resistente a pelo menos uma das drogas disponíveis para tratamento.

À CNN Rádio, a infectologista e pesquisadora de Oxford, Ana Luíza Gibertoni, disse que o estudo “trouxe resultados importantes”, que servem para “estratégia de controle de tuberculose no mundo.”

Antes da pandemia de coronavírus, ela destaca, a doença sempre foi “o agente infeccioso número 1” que mais mata no mundo, com 1,5 milhão de vítimas todos os anos.

“O diagnóstico é difícil e exige rede de laboratório complexa”, afirmou.

De acordo com Ana Luísa, a pesquisa “buscava usar a tecnologia de sequenciamento genômico para identificar o catálogo de mutações e qual o efeito de cada droga contra elas.”

“Isso aumenta a rapidez para a resposta de cada país, dos seus sistemas de saúde e os médicos têm informações precisas para a combinação do melhor medicamento”, completou.

A pesquisadora avalia que, em teoria, todo diagnóstico positivo de tuberculose deveria ter o exame genômico para saber se ela é resistente ou não à medicação.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/estudo-sequencia-dna-da-tuberculose-para-buscar-rapidez-e-eficacia-do-tratamento/

Comentários