portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Falta de alimentos coloca em risco a saúde de pessoas que vivem com tuberculose e HIV no Sudão do Sul

Falta de alimentos coloca em risco a saúde de pessoas que vivem com tuberculose e HIV no Sudão do Sul

Publicação: 17 de junho de 2024

Pacientes atendidos por MSF relatam ter que interromper o tratamento em razão dos efeitos dos medicamentos sem ter acesso suficiente a uma boa alimentação.

Estima-se que, até julho, mais de 7 milhões de pessoas podem enfrentar insegurança alimentar aguda ou uma situação ainda pior no Sudão do Sul. Entre elas, os pacientes que vivem com tuberculose (TB) e/ou HIV são particularmente mais afetados, uma vez que a intensidade do tratamento pode ser difícil para as pessoas suportarem com o estômago vazio. Alguns deles sofrem com fortes dores, enquanto outros decidem reduzir ou até mesmo interromper o tratamento, sendo forçados a colocar suas vidas em risco.

Ninguém deveria ter que escolher entre tomar os medicamentos que necessita para se manter saudável ou viver sem dor, mas com risco de piorar seu estado de saúde. No entanto, esta é a situação que cada vez mais pessoas que vivem com tuberculose e/ou HIV têm de enfrentar em Leer, no estado de Unity. Embora o tratamento possa envolver tomar até oito comprimidos por dia e, no caso de pessoas que vivem com HIV, durar pelo resto da vida, os pacientes têm de lidar com a falta de alimentos, o que pode causar dores intensas e tonturas. Algumas pessoas escolhem então entre tomar a medicação e sofrer diariamente ou interrompê-la e ver a sua saúde se deteriorar.

Saiba mais: https://www.msf.org.br/noticias/falta-de-alimentos-coloca-em-risco-a-saude-de-pessoas-que-vivem-com-tuberculose-e-hiv-no-sudao-do-sul/

Comentários