portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Fiocruz dá início a pesquisa para investigar a cobertura vacinal de crianças no país

Fiocruz dá início a pesquisa para investigar a cobertura vacinal de crianças no país

Publicação: 29 de dezembro de 2020

Objetivo é saber quantas das crianças nascidas em 2017 foram receberam as principais vacinas do país. Informações deverão ajudar no planejamento de futuras campanhas de imunização.

Enquanto o mundo inteiro só pensa em uma vacina contra a Covid-19, outras doenças que já poderiam ter desaparecido voltam a ficar sem controle no Brasil porque muita gente deixa de vacinar os filhos. Por conta disso, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) decidiu investigar como está a cobertura vacinal no país.

A pesquisa foi batizada de “Inquérito de Cobertura Vacinal” e será focada nas crianças nascidas em 2017. Além de estimar quantas crianças foram vacinadas, o estudo deverá contribuir para a elaboração de futuras campanhas de vacinação no Brasil.

Para fazer o levantamento, agentes de campo da Fiocruz vão até a casa da criança selecionada para participar da pesquisa. O pesquisador conversar com o responsável da criança e preenche um questionário socioeconômico da família. Depois verifica, fotografa e analisa a caderneta de vacinação da criança.

“A gente faz um recorte com relação às vacinas mais relevantes que essa criança deveria ter tomado, do momento do seu nascimento até o presente momento, em especifico nos recortes de 12 meses, 18 meses e 24 meses de nascimento dessa criança”, explicou o coordenador do trabalho de campo da Fiocruz, Felipe Castelani .

A primeira criança a participar deste levantamento foi a Lis, que tem 3 anos e 11 meses. Para a mãe dela, a professora Natália Alencar, a pesquisa é importantíssima para o país para ajudar no controle de doenças. Ela enfatizou que considera a vacinação um ato de amor pela filha.

“Como cuidado da saúde, [vacinar] é uma prova de amor pelo filho. Você cuida da saúde dele e pensa no próximo também”, disse Natáia.

No Rio, 1,8 mil crianças com 3 anos de idade foram sorteadas para participar da pesquisa. As informações serão enviadas para o Ministério da Saúde. Os resultados vão ajudar no planejamento das próximas campanhas de vacinação.

Especialistas afirmam, que nos últimos cinco anos, o número de crianças vacinadas diminuiu. Em 2018, por exemplo, quase 100% (99,7%) das crianças foram vacinadas com a BCG, que protege contra a tuberculose. Já em 2020, esse percentual caiu para menos de 64% (63,88%).

Pesquisadora da Fiocruz há 37 anos, Silvana Granado diz o maior índice de vacinação está entre as famílias mais pobres do país.

“As classes mais baixas são as que mais vacinam. Elas são as que vão às Clinicas da Família. O extrato mais pobre é que tem a cobertura vacinal melhor”, disse.

A pesquisa será realizada em 19 capitais do país, além do Distrito Federal. A Fiocruz faz um apelo para que as famílias sorteadas participem do levantamento.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/12/19/fiocruz-da-inicio-a-pesquisa-para-investigar-a-cobertura-vacinal-de-criancas-no-pais.ghtml?fbclid=IwAR0OO2hoJUzpKMjmm55QnBezn7afI_gyhN4oPVO9ZA_omL2MXW5SXwtxjd8

Comentários