portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » FVS treina técnicos de saúde para identificação de casos de Tuberculose no Amazonas

FVS treina técnicos de saúde para identificação de casos de Tuberculose no Amazonas

Publicação: 17 de outubro de 2022

.

Técnicos do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT-AM) realizaram, nesta segunda-feira (10), o treinamento de profissionais de saúde de Borba para realização de prova tuberculínica, um teste cutâneo de diagnóstico de Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), quando o paciente está infectado pela bactéria da tuberculose (bacilo de Koch), mas não há sinais e sintomas da doença.

O PECT-AM é integrante da Gerência de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (GCCI) na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

O programa tem como principal meta o enfrentamento do agravo, com estratégias voltadas para implementar os protocolos de vigilância da ILTB e da tuberculose.

De acordo com o gerente do GCCI/FVS-RCP, Jair Pinheiro, a capacitação em prova tuberculínica é uma das estratégias para ampliar o diagnóstico da ILTB e reduzir as chances dos pacientes desenvolverem a forma ativa da doença da tuberculose.

“Estamos avançando com a cobertura do diagnóstico de ILTB em todo o Amazonas como estratégia de controle e prevenção de novos casos de tuberculose”, destaca Jair.

Fonte: https://www.portaldoholanda.com.br/amazonas/fvs-treina-tecnicos-de-saude-para-identificacao-de-casos-de-tuberculose-no-amazonas

Comentários