Governo Federal vai fomentar pesquisas sobre HIV, aids, tuberculose, hepatites virais, ISTs e micoses endêmicas
.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com chamada pública aberta para pesquisas em ações de vigilância e prevenção de HIV, aids, tuberculose, hepatites virais, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e micoses endêmicas. A iniciativa conta com financiamento dos Departamentos de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e ISTs (Dathi) e de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde.
O objetivo da chamada é apoiar projetos que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no país nas ações voltadas às infecções e doenças. “Esperamos que o fomento contribua com cientistas, comunidades e populações vulnerabilizadas, pois evidências científicas são uma das principais estratégias para o enfrentamento de determinantes sociais e eliminação de infecções e doenças”, afirma Draurio Barreira, diretor do Dathi/MS.
As linhas de pesquisa da chamada envolvem o desenvolvimento de modelos e estratégias de prevenção e tratamento; estudos sobre determinantes sociais e desigualdades; revisões sistemáticas, de escopo e síntese de evidências; além de avaliações de qualidade e de estratégias de intervenção. Os projetos devem ser submetidos até 30 de agosto e o resultado preliminar da avaliação está previsto para ser divulgado em 28 de outubro deste ano.
As propostas aprovadas serão financiadas no valor total de R$ 6 milhões, divididos entre os eixos de pesquisa. Confira o edital completo para mais detalhes.